Créditos: Videocardz

Placa de vídeo para games Intel Xe-HPG deve chegar em 2021 com RayTracing

Novo rumor fala que a empresa deve lançar primeira placa ano que vem

É esperado que a Intel lance a sua própria GPU, baseada na microarquitetura Xe, em breve. Segundo informações mais recentes obtidas pelo site VideoCardz, que já é conhecido por obter acesso antecipados a novidades, a placa dedicada à jogos da empresa será chamada Xe-HPG. Além disso, também foi informado que a empresa irá lançar a sua arquitetura com RayTracing, para competir com empresas já consolidadas no mercado de GPUs. 

Já se sabe que a  Intel está realizando pesquisas e desenvolvendo modelos de arquitetura de GPU desde 2018. Apesar disso, ainda não há muitas informações a respeito dos planos para o lançamento, e público. Parece que uma microarquitetura dedicada para jogos está sendo amplamente pesquisada pela empresa. O VideoCardz teve acesso ao cronograma de desenvolvimento. 

Segundo o site VideoCardz, o roteiro da Intel abrange desde o mercado intermediário até o segmento de entusiastas. Isso indica que serão ofertadas opções das mais baratas, até as com o orçamento muito mais elevado.

As informações obtidas também falam que a microarquitetura foi construída sobre os três pilares do Xe: Xe-LP (Eficiência Gráfica), Xe-HP (Escalabilidade) e Xe-HPC (Eficiência do Computador). Ainda não se sabe todas as especificações da GPU, mas parece que a empresa está usando o subsistema de memória GDDR6 para melhorar a relação desempenho por preço. Parece que a série Xe-HP, por outro lado, vai ser equipada com memória HBM.

- Continua após a publicidade -

Uma das informações que mais chamou a atenção, mas não é necessiariamente uma surpresa, foi o fato da Intel ter confirmado que sua série Xe-HPG terá suporte RayTracing, acelerado por hardware. Essa tecnologia foi apresentada pela NVIDIA há dois anos, sendo que a desenvolvedora da GeForce ainda detém liderança no mercado. A AMD também deve fazer um lançamento em breve, com a arquitetura RDNA2, que deve competir com os atuais modelos.

Atualmente, o mercado de GPUs dedicadas para games são dominados pela AMD e NVIDIA. O fato de haver um duopólio no mercado faz com que muitos aprimoramentos que poderiam ser feitos de forma mais eficientes, demoram para acontecer. Com a entrada da Intel, que já é um nome consolidado no mundo de hardwares, essa realidade poderia ser alterada. 

O site VideoCardz ainda informa que o codinome que está sendo usado é 'XeHP HD Graphics Neo', mas também foi revelado em outros vazamentos como Arctic Sound. É esperado que essas novidades sejam apresentadas em 2021. Apesar disso, é possível que a primeira opção já seja mostrada em 2020, possivelmente no dia 2 de setembro.

Via: Guru3D, TechPowerUp Fonte: VideoCardz
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.