Créditos: Mateus Mognon/Adrenaline

Horizon Zero Dawn: como consertar os borrões nas cutscenes em ultrawide no PC

Confira nosso tutorial para melhorar a experiência com o game no formato

A Guerilla Games lançou recentemente Horizon Zero Dawn para PC, mas o port do jogo de PS4 para a plataforma conta com alguns problemas. Além das falhas mencionadas pela própria desenvolvedora, os jogadores que resolveram aproveitar o título em ultrawide encontraram um problema: as custscenes contam com borrões na área extra trazida pela proporção.

Como é possível ver na imagem abaixo, ao invés de trazer suporte pleno para o formato ultrawide, como acontece em jogos como Death Stranding, a Guerilla optou por esconder a extensão das imagens em algumas cenas do game. A empresa pode ter feito isso para manter a experiência com as cutscenes similar ao que temos no console.

Para quem possui um monitor ultrawide e quer aproveitar as cenas sem os bloqueios laterais, já existe uma forma de fazer isso: a primeira modificação para o game publicada no Nexus Mods conserta os borrões nas custscenes. Você pode realizar a instalação seguindo nosso rápido tutorial abaixo:

Como tirar os borrões das cenas em ultrawide de Horizon Zero Dawn

Entre nesta página do Nexus Mods e faça o download do programa "Fix Ultrawide Cutscenes", criado pelo Lexar's Games. Após criar ou realizar login na plataforma, clique no botão "Download: Manual" e, na próxima página, "Slow Download".


O Nexus Mods limita a velocidade de baixar aquivos para usuários que não são premium. Logo, clique em "Slow Download"

- Continua após a publicidade -

O arquivo baixado estará em formato compactado. Para abrí-lo, utilize um programa de descompactação de sua preferência, como o WinRar. Quando o processo terminar, você terá a pasta "Fix Resolutions", que traz diversos arquivos executáveis com diferentes resoluções.

Como era de se esperar, cada um dos instaladores serve para consertar as cenas em ultrawide em uma resolução. Logo, se você possui um monitor de 2560 x 1080 pixels e vai jogar nesta resolução, utilize o executável com esse nome.


Selecione o instalador que se encaixa na sua resolução

Após abrir o instalador feito para a sua resolução, clique no botão de reticências (...) para encontrar Horizon Zero Dawn e aplicar o Patch. Quando a janela abrir, encontre o local de instalação do jogo e selecione o executável. O caminho padrão é "SteamGames > steamapps > commom > Horizon Zero Dawn".

- Continua após a publicidade -

Após a aplicação do patch, as cenas em ultrawide já devem aparecer sem os borrões, como mostramos no nosso gameplay com Horizon Zero Dawn em Ultrawide. É importante ressaltar que a solução foi desenvolvida pela comunidade. Logo, pode ser que o patch não funcione corretamente durante todo o game.

Durante o lançamento, a versão de PC de Horizon Zero Dawn também apresentou outros problemas, incluindo engasgos e falhas no filtro anisotrópico. Segundo a desenvolvedora, um patch com correções chegará em breve.

 

Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.