Créditos: Reddit

Nvidia pode lançar placas de vídeo Ampere RTX 30 em 9 de setembro, aponta rumor

Especulações indicam que GPUs podem chegar com até 24 GB de VRAM

A data de lançamento da próxima linha de GPUs GeForce da Nvidia pode ter vazado. De acordo com o site GamerNexus, a fabricante deve revelar as placas de vídeo da série RTX 30, baseadas em Ampere, no dia 9 de setembro.

A data do evento de apresentação das GPUs teria sido revelada em uma discussão de empresas parceiras da fabricante. De acordo com o site, o lançamento no mês que vem indica que os estoques das placas de vídeo da Nvidia devem começar a decair nas próximas semanas.


Imagem conceitual das GPUs RTX 30. (Imagem: @JosephStPaul/Reprodução) 

A apresentação das placas de vídeo da série RTX 30 já foram especuladas para 17 de setembro anteriormente. Caso as fontes do GamerNexus estejam corretas, talvez a Nvidia tenha adiantado a revelação das placas de vídeo.

Segundo aponta o Videocardz, como o lançamento deve acontecer dentro de um mês, a tendência é que a Nvidia comece a lançar teasers para o evento nas próximas semanas. Considerando os padrões da indústria, possivelmente também teremos vazamentos vindos de companhias parceiras da fabricante em breve.

- Continua após a publicidade -

Até 24 GB de VRAM

A tecnologia Ampere ganhou destaque na GTC 2020,mas somente para aplicações em data centers e carros autônomos. A Nvidia ainda não deu pistas oficiais sobre as GPUs gamers com a arquitetura, mas os rumores apontam grandes evoluções em relação aos modelos atuais da companhia.

De acordo com vazamentos vindos de sites como Igor's LAB e WccFTech, a Nvidia planeja lançar GPUs com até 24 GB de VRAM. Até o momento, porém, a fabricante e suas parceiras não deram detalhes sobre a possibilidade.


As novas GPUs devem trazer ganhos significativos em relação aos produtos atuais da Nvidia. (Imagem: Nvidia/Reprodução)

Benchmarks vazados também já mostraram o possível ganho de desempenho trazido por certos modelos da linha RTX 30. Um teste que apareceu no 3DMark Time Spy mostra que uma das GPUs Ampere, possivelmente a RTX 3080, pode chegar com até 30% mais performance que a RTX 2080 Ti, placa de vídeo mais potente da Nvidia atualmente.

Segundo as especulações, a Nvidia deve apresentar em setembro as placas de vídeo mais potentes da linha RTX 30. Ou seja, as primeiras GPUs que veremos devem ser os modelos RTX 3080, 3080 Ti e, quem sabe, a suposta RTX 3090.

- Continua após a publicidade -

O Videocardz aponta que as placas de vídeo RTX 3070 e RTX 3060, bem como outras placas GeForce atualizadas, só devem dar as caras no fim de 2020 ou no começo do ano que vem. Até o momento, porém, a Nvidia não comentou oficialmente sobre o assunto.

Via: Videocardz
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.