Créditos: Intel

CPUs Intel Alder Lake-S deverão suportar memórias DDR5 em dual-channel

Publicação obteve códigos que confirmariam recurso que já é especulado há algum tempo

Os processadores Intel Core de 12ª geração, de codinome Alder Lake-S, deverão trazer suporte para os módulos de memória RAM de próxima geração, DDR5, rodando em dual-channel. Esse é um recurso que já estava sendo especulado há algum tempo, mas que parece ter sido confirmado a partir linhas de código enviadas para o site Videocardz.

Até o momento, nem a Intel e nem a AMD confirmaram suporte para memórias DDR5 nas suas futuras arquiteturas. Um fator interessante é que ambas as empresas vão trocar para novas plataformas ao mesmo tempo. Enquanto a AMD vai adotar o socket AM5 para suportar a sua nova arquitetura Zen 4, a Intel deverá introduzir o socket LGA1700 para supostas as placas-mãe de série 600.

Já os processadores Tiger Lake-H deverão chegar para notebooks gamer com suporte para memórias DDR3 e DDR4. As CPUs Tiger Lake-H deverão chegar ao mercado como sucessoras das Comet Lake-H, que hoje traz os modelos de alto desempenho para os laptops para jogos.

Os processadores Alder Lake-S deverão chegar no segundo semestre de 2021, com litografia de 10 nm. A microarquitetura deverá se chamar Golden Cove, com os processadores trazendo até 16 núcleos – sendo oito de alto desempenho e oito de baixo desempenho (como acontece em smartphones).

O socket deverá ser o LGA1700, com suporte para memórias DDR5 e para a tecnologia PCI-Express 4.0. A Intel deverá usar a nomenclatura de Intel Core-S de 12ª geração para os processadores Intel Alder Lake-S. As placas-mãe deverão trazer chipsets da série Intel 600, incluindo, por exemplo, o modelo Z690.

- Continua após a publicidade -


Fonte: Videocardz

Os novos processadores da Intel para o final de 2021 deverão ser divididos entre modelos com oito núcleos grandes, com seis núcleos grandes, com quatro ou com dois. As opções de dois e quatro big cores (supostamente Pentium e Core i3) não terão núcleos pequenos.


Fonte: Videocardz

Já os modelos com seis núcleos grandes (possivelmente os Core i5) terão entre nenhum e oito núcleos pequenos. Para completar, as opções com oito big cores (Core i7 e Core i9) deverão ter entre zero e oito small cores.

Via: Videocardz
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.