Smartphones abocanham fatia de jogadores de portáteis

Os smartphones podem ultrapassar os consoles portÁteis como plataformas de games preferida dos jogadores? A firma de anÁlise Interpretations acredita que sim. Em seu novo estudo, "The Phone Gaming Revolution: Do the DS and PSP Stand a Chance?" ("A revolução dos jogos em celulares: o DS e o PSP têm esperança?", em tradução livre), a companhia descobriu que alguns gamers estão abandonando os aparelhos da Sony e da Nintendo e dão preferência aos telefones móveis.

A pesquisa, realizada com nove mil pessoas nos Estados Unidos, revelou que 43,8% do mercado de jogos móveis pertence aos smartphones, um crescimento de 53,2% em relação ao ano passado. Enquanto isso, a proporção de jogadores de DS e PSP caiu 13%.


O mais interessante é que 27,2% dos entrevistados afirmou que, apesar de possuírem um DS ou PSP, jogam apenas nos celulares, abandonando os consoles portÁteis.

"O aumento no número de smartphones com múltiplas funções e celulares focados em mensagens instantâneas são uma ameaça real para o domínio do DS e do PSP no segmento dos jogos portÁteis", avalia Courtney Johnson, gerente de pesquisa e anÁlise da Interpret. "Dispositivos que satisfazem uma variedade de opções de entretenimento e ferramentas úteis estão ultrapassando rapidamente os aparelhos com apenas uma função na preferência dos consumidores", completa.

O próximo ano deve esquentar a batalha, que ainda tem os tablets como plataformas emergentes de games. Com uma possível nova versão do iPad a caminho, além dos tablets Android que devem chegar com a nova versão Honeycomb, a Nintendo e a Sony devem renovar seus produtos. A primeira irÁ atacar com seu 3DS. E a Sony, ao que tudo indica até então, estÁ ciente dessa mudança no mercado e prepara seu Playstation Phone.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.