Créditos: Shutterstock

Pesquisa aponta que 71% dos pais jogam com os filhos no Brasil

Metade dos entrevistados também acredita que jogos podem estimular novas habilidades para as crianças

A sétima edição da Pesquisa Game Brasil (PGB) revelou que jogar videogame está se tornando uma atividade cada vez mais famíliar no Brasil. O estudo aponta que 71% dos pais brasileiros jogam games com seus filhos. A porcentagem sobe ainda mais quando os pais é que tem o hábito de jogar. Nesses casos, a experiência tende a ser compartilhada com os filhos em 95,6% dos casos.

A mais recente edição da PGB foi realizada em todos os Estados Brasileiros e entrevistou 5.830 pessoas, com 2.163 participantes que moram com os filhos. Dentro desta parcela, 60,2% disseram que gostam que os filhos joguem, mas tem ressalvam para controlar o hábito.

(Imagem: PGB/Reprodução)

Segundo a pesquisa, 80% dos pais costuma evitar que os filhos joguem antes de dormir. Além disso, 72,4% concordam que jogos podem ser viciantes e podem causar dependência. 

Por outro lado, cerca de metade dos entrevistados (53,9%) acredita que jogar diversos games estimula diferentes habilidades nos filhos. Cerca de 48% dos pais também acreditam que os jogos não atrapalham nos estudos da criança. 35,9%, por outro lado, concordam total ou parcialmente com a ideia de que o hobbie pode ser prejudicial para a educação. 

- Continua após a publicidade -

Em relação aos jogos violentos, 56,6% dos pais que jogam discordam que os jogos podem levar ao comportamento agressivo do filho. Entre os responsáveis que não jogam, 33,4% acreditam que existe uma relação entre os games e agressividade.

De acordo com os responsáveis pela pesquisa, muitos pais cresceram jogando, o que acaba influenciando na relação com os filhos e também no olhar sobre a mídia.

“Nos dias de hoje, muitos pais cresceram com o hábito de jogar videogame, o que torna mais natural este processo de passá-lo ‘de pai para filho’. Mesmo assim, os pais permanecem zelosos quanto aos excessos e limites dessa forma de entretenimento, o que é bastante saudável para todos os envolvidos”
- Carlos Silva, Head de Gaming na Go Gamers.

A Pesquisa Game Brasil também cobre outros tópicos do mercado de jogos do nosso país. Você pode conferir mais detalhes sobre o estudo no site oficial da PGB.

  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.