Índice do Artigo

Games

Pesquisa aponta que 71% dos pais jogam com os filhos no Brasil

Pesquisa aponta que 71% dos pais jogam com os filhos no Brasil
Créditos: Shutterstock

A sétima edição da Pesquisa Game Brasil (PGB) revelou que jogar videogame está se tornando uma atividade cada vez mais famíliar no Brasil. O estudo aponta que 71% dos pais brasileiros jogam games com seus filhos. A porcentagem sobe ainda mais quando os pais é que tem o hábito de jogar. Nesses casos, a experiência tende a ser compartilhada com os filhos em 95,6% dos casos.

A mais recente edição da PGB foi realizada em todos os Estados Brasileiros e entrevistou 5.830 pessoas, com 2.163 participantes que moram com os filhos. Dentro desta parcela, 60,2% disseram que gostam que os filhos joguem, mas tem ressalvam para controlar o hábito.

(Imagem: PGB/Reprodução)

Segundo a pesquisa, 80% dos pais costuma evitar que os filhos joguem antes de dormir. Além disso, 72,4% concordam que jogos podem ser viciantes e podem causar dependência. 

Por outro lado, cerca de metade dos entrevistados (53,9%) acredita que jogar diversos games estimula diferentes habilidades nos filhos. Cerca de 48% dos pais também acreditam que os jogos não atrapalham nos estudos da criança. 35,9%, por outro lado, concordam total ou parcialmente com a ideia de que o hobbie pode ser prejudicial para a educação. 

Em relação aos jogos violentos, 56,6% dos pais que jogam discordam que os jogos podem levar ao comportamento agressivo do filho. Entre os responsáveis que não jogam, 33,4% acreditam que existe uma relação entre os games e agressividade.

De acordo com os responsáveis pela pesquisa, muitos pais cresceram jogando, o que acaba influenciando na relação com os filhos e também no olhar sobre a mídia.

“Nos dias de hoje, muitos pais cresceram com o hábito de jogar videogame, o que torna mais natural este processo de passá-lo ‘de pai para filho’. Mesmo assim, os pais permanecem zelosos quanto aos excessos e limites dessa forma de entretenimento, o que é bastante saudável para todos os envolvidos”
– Carlos Silva, Head de Gaming na Go Gamers.

A Pesquisa Game Brasil também cobre outros tópicos do mercado de jogos do nosso país. Você pode conferir mais detalhes sobre o estudo no site oficial da PGB.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções