Texas Instruments detalha CPU dual core OMAP4440 de 1.5Ghz

A Texas Instruments revelou hoje novos detalhes de seu mais novo processador para dispositivos ultra portÁteis, o TI OMAP4440.

O chip, do tipo SoC (Silicon on Chip – ou seja, uma espécie de mini PC em uma única pastilha de silício) é baseada em duas CPUs ARM Cortex-A9 de 1.5Ghz, conta ainda com uma GPU POWERVR SGX540 3D, um acelerador de hardware IVA 3 e um Processador de Sinal de Imagem.

A lista de melhorias em termos de desempenho sobre a geração passada, o OMAP4430, é bastante considerÁvel. De acordo com a companhia, o OMAP4440 é 25% mais poderoso em termos grÁficos, 30% mais veloz para o carregamento de webpages e 100% mais veloz no processamento de vídeos full HD (1080p).

- Continua após a publicidade -

Segundo a Texas Instruments, os núcleos "de uso geral" ARM Cortex-M3 estão presentes para otimizar o processamento de cargas de trabalhos que requeiram tempo-crítico de execução, nem como para tarefas de controle.

A lista de recursos do OMAP4440 é impressionante, incluindo, por exemplo,  suporte a vídeos  3D estereoscópicos em 1080p (via TV 3D), formatos de vídeos 1080p60, vídeo conferência em full HD e reconhecimento de gestos, 720p com Áudio estéreo multi-chat (1 usuÁrio local e 4 remotos) e câmera com sensor de 12Mpixels em paralelo, só para citar alguns recursos.

De acordo com a companhia, o OMAP4440 terÁ suas primeiras amostras produzidas no primeiro trimestre de 2011, com a produção em massa prevista para o segundo semestre do mesmo ano.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.