Google revela o primeiro laptop baseado em Chrome OS

O sistema operacional de código aberto Chrome, do Google, pode não ter sido lançado agora no final do ano como previsto inicialmente, mas a companhia não deixou na mão quem esperava por detalhes concretos sobre ele. Durante evento em São Francisco, nos Estados Unidos, o gigante não só demonstrou o Chrome como revelou um laptop baseado no novo sistema, o Cr-48.

Como jÁ era previsto pelos últimos rumores que circularam na web, o portÁtil serÁ disponibilizado, inicialmente, apenas a um grupo seleto de pessoas, especialmente desenvolvedores. O sistema ainda não estÁ pronto para distribuição massiva e, portanto, os portÁteis serão enviados com uma versão beta.



As especificações do equipamento incluem uma tela LCD de 12 polegadas, webcam, conectividade 3G e Wi-Fi e cerca de oito horas de autonomia, conforme o Google. O Engadget nota que o laptop estÁ disponível apenas na versão preta, sem nenhuma estampa ou logotipo, o que deixa claro que essas unidades ainda não estão destinadas ao mercado consumidor.



Ainda segundo o site, o sistema operacional é todo baseado na nuvem, porém, conta com funcionalidades que podem ser utilizadas normalmente offline, como é o caso do Google Docs, que sincroniza automaticamente quando o computador é conectado novamente. A promessa é de rapidez, precisando apenas de sete segundos para dar o boot e mais três para completar o login.



O sistema poderÁ ser turbinado através da Chrome Web Store, que tem um acervo de aproximadamente 500 aplicativos, de acordo com informações da Bloomberg. Quem tiver mais de 18 anos e morar nos Estados Unidos pode preencher um formulÁrio para ter uma chance de participar do programa de testes com o Cr-48. JÁ o consumidor final conhecerÁ a novidade apenas na primeira metade de 2011, quando a Acer e a Samsung lançarem os primeiros portÁteis baseado no sistema.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.