Créditos: Remaster Studios

Crysis Enhanced: como baixar e instalar o mod gratuito que "remasteriza" texturas do game

Produzido por fãs, o projeto vem recebendo constantes atualizações em sua versão grátis

Pouco tempo após a Crytek anunciar Crysis Remastered, um grupo de fãs do game anunciou uma grande modificação que promete entregar gráficos atualizados para a edição de PC do game original. Chamada de Crysis Enhanced, a produção da Remaster Studios está disponível em todo o seu esplendor por meio do Patreon dos desenvolvedores, mas ganhou uma versão gratuita que vem sendo atualizada constantemente.

Enquanto os pagantes do Patreon podem receber texturas customizadas feitas pelo grupo em até 8K, o mod gratuito possui limitações. Segundo a descrição do time, a versão pública de Crysis Enhanced conta com um "mix de vários packs de textura encontrados na web" e também edições dos arquivos originais com Upscaling, além de filtros do ReShade.

Boa parte dos efeitos e textura que realmente fazem a diferença no game ainda estão na versão paga, mas a equipe está atualizando o mod gratuito constantemente com novos conteúdos. Um dia antes do lançamento desta publicação, por exemplo, a versão grátis de Crysis Enhanced recebeu um patch com mais de 1 GB de novidades.

Como baixar o mod Crysis Enhanced no PC (versão gratuita)

É importante ressaltar que os resultados obtidos pelo mod gratuito não garantem uma experiência próxima ao que a Crytek vai entregar na remasterização oficial do game, mas melhoram o visual do game consideravelmente. Além disso, a modificação pode acarretar em quedas de performance, como é possível ver no nosso gameplay ao vivo com Crysis Enhanced. Logo, faça a instalação por sua conta e risco.

- Continua após a publicidade -

A edição gratuita do mod Crysis Enhanced pode ser baixada no PC por meio do site ModDB. Antes de começar o download, certifique-se de que está conectado a uma internet veloz, pois são muitos conteúdos.

Vá para a página de download do mod e baixe todos os arquivos listados. As pastas incluem cinco partes do mod principal, o autoexec e também os patches. Usuários de CPUs AMD também precisam baixar a correção para evitar problemas com o processador.


Página de download de Crysis Enhanced no ModDB. (Imagem: ModDB/Reprodução)

Ao todo, são mais de 10 GB de arquivos para serem baixados. Quando o download estiver concluído, basta seguir os passos de instalação, que podem ser vistos abaixo em português.

- Continua após a publicidade -

Instalação


Arquivos baixados e prontos para o início da instalação. Vale ressaltar que mais patches serão lançados futuramente

Crysis Enhanced é compatível com as versões de Crysis 1 para Steam, Origin e GOG. Cada uma das lojas possui seu próprio método de instalação para a modificação, mas todos devem ser feitos na edição de 32 bits do game, que é mais estável com mods.

Steam

- Baixe o game e rode ele uma vez;
- Delete a pasta "Game" presente no local de instalação de Crysis e apague a pasta "cache", presente em Documentos/My Games/Crysis/Shaders;
- Descompacte os arquivos do mod e coloque a pasta "Game" e "autoexec.cfg" no diretório de instalação de Crysis;

Origin 

- Faça o download do game e rode a versão de 32 bits;
- Delete a pasta "Game" no local de instalação de Crysis e apague a pasta "cache", presente em Documentos/My Games/Crysis/Shaders;
- Descompacte os arquivos do mod e coloque a pasta "Game" e "autoexec.cfg" no diretório de instalação de Crysis;

GOG

- Baixe o jogo, delete a pasta "Bin64", presente no local de instalação de Crysis, e renomeie a "Bin32" para "Bin64";
- Abra o jogo uma vez
- Delete a pasta "Game" presente no diretório de instalação de Crysis e apague a pasta "cache", que está em Documentos/My Games/Crysis/Shaders;
- Descompacte os arquivos do mod e coloque a pasta "Game" e "autoexec.cfg" no diretório de instalação de Crysis;

Para todas as versões

Após realizar a transposição de arquivos listada acima, coloque a pasta "Bin32" do mod dentro do diretório de instalação de Crysis. Os usuários da GOG devem realizar o processo de renomeação para "Bin64".

O último passo adiciona filtros de correção de cor e anti-aliasing no game por meio do programa ReShade. Para abrir as configurações in-game, basta clicar na tecla "Insert" do teclado.

Os patches com atualizações podem ser instalados com mais facilidade: basta realizar a descompactação das pastas e colocar os arquivos nos respectivos diretórios presentes no local de instalação do game.

Caso você seja usuário da AMD e enfrente problemas ao rodar o jogo, utilize o pacote de correção que pode ser baixado no site do mod. O patch traz uma versão modificada do arquivo "CrySystem.dll" que deve ser adicionada na pasta "Bin32" (ou "Bin64", para usuários do GOG).

Fonte: ModDB, Remaster Studios
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.