Créditos: Reprodução/ State of Press

SGDQ 2020 conta com games desenvolvidos no Brasil

Dogurai e Dandara foram escolhidos para participar da maratona de jogos

Atualização 28/07/2020 às 12h:

Tínhamos a informação de que Dogurai seria o único game brasileiro a participar da SGDQ, mas identificamos outro título selecionado, também criado no Brasil. Dandara é um game em 2D desenvolvido pelo estúdio brasileiro Long Hat House e publicado pela Raw Fury, que também foi selecionado para participar da competição.

Dandara Steam

Quem estudou história identificou o nome da personagem, e o game retrata justamente a história escravagista do Brasil. O jogo mineiro retrata Dandara dos Palmares, uma guerreira negra, escrava, fugitiva, e esposa de Zumbi dos Palmares. Ela lutou contra o sistema e comércio de escravos.

Apesar de levar a história como base, ele não segue a risca os atos feitos pela guerreira em vida. Os jogadores vão ter uma dinâmica parecida com games clássicos, como Metroid e Castlevania. A Dandara é controlada pela plataforma de aventura 2D.

- Continua após a publicidade -

O game está disponível para PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, iOS, Microsoft Windows, Linux, SteamOS, Mac OS Classic.

Outra participação brasileira no SGDQ é com o Host FelinoAlbino, que vai participar das transmissões.


Post Original:

Dogurai foi o único game brasileiro selecionado para participar do foi selecionado para participar de Summer Games Done Quick (SGDQ) ou “Jogos Executados num Instante, Versão de Verão”. A escolha se deve por indicação do streamer Felino Albino, e foi selecionado com outros 157 títulos, entre mais de 1.3000 e-mails de dicas de jogos.

Site do evento

- Continua após a publicidade -

O game foi criado por três desenvolvedores brasileiros. Ele é  é um jogo de plataforma 2D com gráficos aprimorados de Game Boy. O jogador acompanha Bones, o cachorro samurai, em várias fases, que permitem explorar a área e combater o chefe de cada uma delas. O objetivo final é impedir o doutor maligno de dominar o mundo. Esse é um formato de jogo que pode ser amplamente explorado em maratonas. Isso porque tem uma jogabilidade acessível, que o torna fácil, além de apresentar vários desafios ao longo do jogo.

“Dogurai é uma carta de amor aos platformers clássicos, fortemente inspirado nos visuais de Game Boy, mas com um lado experimental, tanto em gráficos, quanto em pontos específicos de gameplay.”
- Thiago Portella, game designer de Dogurai

“Dogurai é uma carta de amor aos platformers clássicos, fortemente inspirado nos visuais de Game Boy, mas com um lado experimental, tanto em gráficos, quanto em pontos específicos de gameplay.”
- Thiago Portella, game designer de Dogurai

O game foi apresentado em 2014, em um evento de criação de games que tinha a temática Game Boy. Ele foi amplamente aceito pela comunidade e, em 2018, ganhou a sua primeira versão para PC. Há pouco tempo ele foi lançado em versões para PlayStation 4 e Nintendo Switch.

Dogurai se encaixa na mecânica do SGDQ. O evento ocorre desde 2011 e, pela primeira vez, será realizado totalmente online. O motivo da mudança aconteceu devido a pandemia de Covid-19. São selecionados diversos games, disponibilizados para os jogadores participantes.

Os jogadores precisam concluir seu jogo o mais rápido possível. Algumas vezes, apenas o tempo de conclusão não é o único fator de avaliação. Também é possível considerar algumas condições, como a quantidade de conteúdo adicional desbloqueado ou coletado.

O objetivo principal da maratona é levantar fundos para obras de caridade. Em específico, para a a organização não governamental Médicos Sem Fronteiras. O público pode fazer doações, de acordo com as suas possibilidades. Cada doação é um voto, para indicar como o jogador maratonista está se saindo e outros detalhes da transmissão.

Até o momento, considerando até a edição de 2019, os eventos da marca Games Done Quick arrecadaram mais de US$ 25 milhões para a caridade. Apenas no ano passado foram arrecadados mais de US$ 3 milhões. O evento ocorre anualmente, na metade do ano, equivalente ao verão do Hemisfério Norte. 

Este ano, Summer Games Done Quick acontecerá entre os dias 16 e 22 de agosto de 2020. Para quem quiser conferir a transmissão de Dogurai deve acompanhar o evento no dia 19 de agosto, a partir das 5h39 da manhã, horário de Brasília.

Tags
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Escolha um lado:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.