Créditos: Reprodução/Sabrent

Sabrent lança SSD M.2 NVMe com interface PCIe 4.0 e 4TB de capacidade

SSD Sabrent Rocket Q4 também tem uma versão com 2TB de capacidade

Em maio deste ano a Sabrent lançou seu primeiro SSD M.2 NVMe com 8TB de capacidade para armazenamento, o Sabrent Rocket Q. Um detalhe é que ele ainda utiliza a interface PCI Express 3.0. Agora a empresa anunciou o lançamento do seu novo SSD M.2 NVMe com 4TB de capacidade para armazenamento e com interface PCI Express 4.0 x4, o Sabrent Rocket Q4.

Além da interface PCI Express 4.0 x4, o novo SSD com 4TB (modelo SB-RKTQ4-4TB) inclui suporte para o protocolo NVMe 1.3 e oferece velocidades de leitura e gravação de até 4.900MB/s e 3.500MB/s, respectivamente. Um modelo com 2TB de capacidade (SB-RKTQ4-2TB) oferece velocidades de leitura e gravação de até 4.800 MB/s e 3.600 MB/s.

O SSD utiliza chips de memória NAND flash QLC (Quadruple Level Cell), que podem armazenar mais bits por célula do que outros SSDs com chips de memória flash SLC, MLC e TLC. Se você é alguém que precisa de armazenamento rápido para edição de conteúdo ou para execução de jogos, ele pode ser uma boa opção.

No momento os usuários de processadores AMD com placas-mãe recentes com suporte para PCI Express 4.0 poderão tirar melhor proveito do SSD. Ele também pode ser usado em placas compatíveis com o padrão PCI Express 3.0, mas as velocidades serão menores.

- Continua após a publicidade -

Sabrent lança SSD M.2 NVMe com interface PCIe 4.0 e 4TB de capacidade
Reprodução/Sabrent

Assim como o Rocket Q, o SSD Rocket Q4 vem com suporte para o comando TRIM e também traz suporte para as especificações ONFi (Open NAND Flash Interface) 2.3, ONFi 3.0, ONFi 3.2 e ONFi 4.0. Vale lembrar que todos os SSDs Sabrent incluem o software Acronis True Image para tornar mais fácil para os usuários a migração de dados para o novo drive.

Open NAND Flash Interface é um grupo composto por mais de 80 empresas que fabricam, projetam ou integram memória NAND flash em diferentes produtos. De acordo com seu site oficial, o grupo é dedicado a simplificar a integração de NAND flash em produtos eletrônicos de consumo, plataformas de computação e qualquer outra aplicação que exija armazenamento em massa de estado sólido. A especificação mais recente do grupo é a ONFi 4.2, que foi publicada em fevereiro de 2020.

No momento o SSD Rocket Q4 com 4TB de capacidade aparece listado na Amazon dos Estados Unidos por US$ 749,99. Já o modelo com 2TB aparece listado por US$ 319,99.

Sabrent lança SSD M.2 NVMe com interface PCIe 4.0 e 4TB de capacidade
Divulgação/Sabrent

Fonte: Tom's Hardware, TweakTown
Assuntos
Tags
  • Redator: Fabio Rosolen

    Fabio Rosolen

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.