Créditos: Reprodução | Wccftech

Novo rumor indica que GeForce RTX 3080 é 20% mais rápida que RTX 2080 Ti

GPU ofereceria salto de desempenho em relação ao modelo TOP da geração anterior

Já temos alguns rumores acumulados sobre a próxima geração de placas de vídeo Nvidia GeForce RTX 3000, que serão baseadas na nova arquitetura de GPU Ampere. Como ainda não foram lançadas, ainda estamos recebendo informações não-oficiais, e uma das mais recentes diz que a futura RTX 3080 (SKU Ampere GA102) será 20% mais rápida que a atual 2080 Ti - melhor placa gráfica disponível até o momento.

Esse rumor, como vários outros, surgiu pelo twitter - especificamente, através do usuário KatCorgi. Levando outras fontes em consideração, que estimam um ganho de desempenho de 40% - 50% na RTX 3080 Ti / RTX 3090 (comparada também à 2080 Ti), esses 20% seria um resultado alinhado com os rumores. As GeForce RTX 3080 Ti de última geração serão equipadas com a mesma GA102 que sua versão não-TI.

No entanto, o leaker não deixa claro em que resolução esses resultados foram obtidos. Como o TweakTown menciona, se isso for uma melhoria bruta - ou seja, sem executar tecnologias como o DLSS 3.0, por exemplo, seria de fato uma boa atualização sobre "a melhor do mercado". Além disso, se os números forem reais, a GeForce RTX 3080 ofereceria um salto  de desempenho em relação ao seu antecessor maior do que a GeForce RTX 2080, que conseguiu um aumento de 40% no desempenho com resoluções 4K quando comparada à GPU GeForce GTX 1080.

- Continua após a publicidade -

A GeForce GTX 1080 Ti foi a GPU que ofereceu o maior salto de desempenho entre todas as placas gráficas Ti comparadas a suas irmãs não-Ti, com um ganho médio de 35%.

A suposta GeForce RTX 3080 da Nvidia pode ser lançada com 10GB de memória GDDR6 / GDDR6X a 19Gbps em um barramento de memória de 320 bits. A largura de banda oferecida deve ser de 760 GB/s e, se isso se concretizar, deve resultar em melhorias notáveis de desempenho - especialmente se tratando de resoluções 1440p e 4K. Especificações especuladas também incluem 4.352 núcleos CUDA.


Via: TweakTown, Wccftech
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Escolha um lado:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.