Créditos: Reprodução/Microsoft/Mojang Studios

Microsoft começa a migrar o Minecraft da Amazon Web Services para a plataforma Azure

Transição para a plataforma da Microsoft deve ser concluída até o final de 2020

A infraestrutura do Minecraft finalmente será migrada para a plataforma Microsoft Azure depois de quase seis anos dependendo da plataforma Amazon Web Services (AWS). A Microsoft, que comprou a Mojang Studios em 2014, confirmou ao site CNBC que vem trabalhando na transição de plataforma nos últimos anos.

A mudança marca um movimento significativo para a Mojang, que usa a AWS desde 2014 para oferecer um serviço de assinatura chamado Realms. Ele basicamente permite que os usuários configurem rapidamente mundos virtuais privados quem podem ser acessados com seus amigos. A Microsoft comprou a Mojang por US$ 2,5 bilhões poucos meses depois da AWS anunciar a parceria com o estúdio.

Não chega a ser uma surpresa ver que a Microsoft migrará o Minecraft para sua própria plataforma de serviços na nuvem, dado o enorme investimento dela no jogo. Um representante da empresa disse o seguinte ao site CNBC: "A Mojang Studios usou a AWS no passado, mas temos migrado todos os serviços de nuvem para o Azure nos últimos anos".

Já Matt Booty, chefe da Microsoft Studios, também explicou em uma entrevista recente ao site GamesIndustry porque a empresa demorou tanto tempo para acabar com a dependência na AWS da Mojang após sua aquisição: "Seria fácil para uma grande organização chegar e dizer: 'Ei, nós vamos mostrar como é feito. Vamos tirá-lo deste código Java. Vamos mudar as coisas para C. Vamos tirá-los da Amazon Web Services e ir para o Azure. Mas é importante perceber que as condições que criaram o Minecraft, provavelmente são coisas que são difíceis de recriar dentro de uma estrutura mais corporativa".

Microsoft começa a migrar o Minecraft da Amazon Web Services para a plataforma Azure
Reprodução/Microsoft/Mojang Studios

- Continua após a publicidade -

A Microsoft confirmou que a transição para a plataforma Azure será concluída até o final de 2020. Em maio deste ano Minecraft superou a marca de 200 milhões de cópias vendidas, o que faz dele o jogo mais vendido de todos os tempos. Além disso, cerca de 126 milhões de jogadores acessam o jogo todos os meses. 

Minecraft está disponível para diversas plataformas, incluindo PC, Xbox One, PlayStation 4 e até mesmo para dispositivos com Android e iOS.

Fonte: TweakTown, Neowin.net, CNBC
Tags
  • Redator: Fabio Rosolen

    Fabio Rosolen

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.