Créditos: Reprodução/ notebookcheck

APUs AMD Ryzen 4000 Renoir devem invadir modelos All-in-one - entenda por quê

Os modelos oferecem bom preço, alto desempenho em CPU e GPU integrada, ocupando pouco espaço
Por Ana Luiza Pedroso 21/07/2020 13:31 | atualizado 21/07/2020 13:35 Comentários Reportar erro

Apesar da série AMD Ryzen 4000 (codinome Renoir) ser desenvolvida principalmente para notebooks, a tecnologia também pode ser usada em outras máquinas. Um exemplo são os computadores AIO (All in One). A HP e a Lenovo já anunciaram que irão colocar as opções disponíveis para os seus próximos dispositivos AIO. As principais vantagens são o alto desempenho por um baixo custo, além de precisar um espaço relativamente pequeno.

O AMD Ryzen 4000 é desenvolvido no processo FinFET de 7 nm da TSMC. As APUs oferecem todos os benefícios da microarquitetura Zen 2 da AMD. Alguns dos principais modelos que estão despertando interesse nos fabricantes são os da série U. Isso porque eles precisam de uma baixa carga energética, com um envelope de 15W.

Dentre as vantagens das APUs da AMD estão a sua eficiência energética, além de baixos requisitos de refrigeração. Essa característica torna o hardware ideal para sistemas finos, como os AIO - que contam com todos os componentes de hardware embutidos no monitor -, ou também notebooks.

A série U possui cinco SKUs, mas que podem ser usados em diferentes capacidades, se adequando a um vasto público. Os modelos disponíveis são: Ryzen 3 4300U, Ryzen 5 4500U, Ryzen 5 4600U, Ryzen 7 4700U e Ryzen 7 4800U. Conforme o número ao lado do nome Ryzen aumenta, a capacidade também é maior. 

- Continua após a publicidade -

Os hardwares da AMD iniciam com o Ryzen 3 4300U, que é o chip mais básico oferecido. Ele apresenta quatro núcleos de CPU e quatro threads. Para quem quiser um pouco mais de desempenho, a empresa oferece duas opções "intermediárias". O Ryzen 5 4500U e o Ryzen 5 4600U, eles possuem seis núcleos, sendo que o último suporta Simultaneous Multithreading (SMT).

Para os usuários mais intensos, é recomendado opções ainda melhores. A AMD também dedica duas opções para esse público. O Ryzen 7 4700U e o Ryzen 7 4800U são equipados com oito núcleos, sendo que o Ryzen 7 4800U possui a vantagem do SMT, ou seja, o dobro dos núcleos em threads. Essas também são as opções mais caras disponibilizadas. 

Todas essas opções devem integrar modelos AIO no futuro. A HP e a Lenovo já confirmaram que vão apresentar modelos próprios, usando a tecnologia oferecida pela AMD. É esperado que outras fabricantes também sigam o exemplo e apresentem ainda mais opções para o público. 

Como já mencionado, as empresas optam por usar a linha AMD Ryzen 4000 "Renoir" por suas vantagens em pequenos espaços. Ela consegue se adequar bem a sistemas finos, compactos, ou móveis, por não demandar muito espaço, devido a sua CPU e GPU integrada. Além disso, conseguem entregar um desempenho satisfatório, sem ser opções muito caras.

Via: Tom's Hardware
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.