Créditos: Divulgação AMD

AMD Ryzen 4000G: até 16 threads e 60% de ganho nos gráficos

Empresa agora traz um modelo Ryzen 7 para as APUs

A AMD introduziu sua nova geração de processadores com gráficos integrados, os AMD Ryzen 4000G. Os destaques incluem especificações mais robustas, uso de tecnologias mais modernas e a introdução de um modelo Ryzen 7 à linha.

Como vem fazendo nos lançamentos anteriores, a linha de APUs recebe o recursos da geração anterior dos processadores sem gráficos, então os CPUs Ryzen 4000G recebem a microarquitetura Zen2, introduzida nos Ryzen 3000 "não G".

Com o uso de Zen2, e redução da litografia, a AMD conseguiu ir mais longe nas configurações de seus chips, e introduziu um novo produto: o Ryzen 7 4700G, que sobe a configuração para oito núcleos e 16 threads.

- Continua após a publicidade -

O restante da linha segue a configuração que vemos a empresa oferecendo em seus line-ups mais recentes, com o modelo Ryzen 5 trazendo seis núcleos e 12 threads, e o Ryzen 3 fecha o line-up com quatro núcleos e oito threads.

Com o aumento das especificações, há grandes saltos de performance em comparativos de performance dos modelos Ryzen 3000G vs os novos 4000G, tanto em cenários de de multithread, onde a maior quantidade de núcleos fazem a diferença, e em cenários single-thread as novas tecnologias Zen2, como mais cache L3, trazem grandes impactos.

A linha é separada em 4000G e 4000GE. A diferença é o TDP: enquanto a linha G irá explorar toda a margem disponível em um modelo com dissipação de calor de 65W, valor comum de desktops, a linha GE vai se limitar a 35W, atendendo de forma mais eficiente uma máquina de porte mais compacto e limitado em resfriamento, por exemplo.

Outra novidade aconteceu nos gráficos. Curiosamente, as especificações foram reduzidas, com o Ryzen 5 entregando 7 unidades computacionais (anteriormente eram 11). Apesar da mudança, a AMD promete um ganho de até 60% de desempenho por unidade computacional Vega, que agora operam em clocks mais elevados. De acordo com a AMD, um Ryzen 5 4500G entrega 6% mais desempenho no 3DMark que um Ryzen 5 3400G. Com 8 unidades, o 4700G vai entregar 19% mais performance nos gráficos.

- Continua após a publicidade -

Como a empresa já possuía a dianteira nesse mercado, fazendo com que nosso PC para jogos com gráficos integrados se mantenha AMD e sem concorrências já faz uns anos, os comparativos obviamente continuam bastante favoráveis para a AMD quando usamos os gráficos do processador para jogar, comparado ao que a linha Intel Core oferece:

Fechando os lançamentos, temos mais duas linhas. No segmento de entrada, os Athlon vão atender os usuários mais básicos que precisam de um computador com gráficos integrados, e aqui a principal novidade é o incremento nas especificações, com modelos de quatro núcleos e quatro threads, além de um modelo dual-core.

E a linha Pro segue uma lógica semelhante nas especificações da linha "não Pro", com evoluções nas configurações, porém conta com diferenciais voltados ao meio corporativo, com adições de camadas de proteção via hardware e recursos exclusivos como encriptação completa dos dados.

Os Ryzen 4000G e 4000GE chegam inicialmente aos Integradores (OEM, empresas que montam máquinas completas para o consumidor). A AMD está focando nesse mercado inicialmente por ele é algo na casa de 4 vezes maior que o mercado DYI (o monte você mesmo, em tradução livre). Para o Henry Cavill e outros que gostam de fazer eles mesmos seus computadores, a AMD promete que terá novidades "em breve" para donos de placas-mãe 300 e 400. Quem sabe o PC da Crise enfim vai ganhar um "up" na performance, em breve.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.