Créditos: WCCFTech e FCPowerUp

Nvidia deve "estrear" conectores de energia de 12 pinos em suas placas Ampere

Conexão teria sido criada para suprir grande consumo de energia das novas GPUs

A Nvidia está preparando um novo formato de conector de energia com 12 pinos para sua geração Ampere de placas de vídeo para o segmento doméstico de computadores. É isso que indicam rumores e vazamentos recentes, especialmente vindo do site chinês FCPowerUp, que mostra até uma imagem renderizada de como vai ficar o conector com 12 pinos para oferecer energia para sua GPU.

O pessoal do TechPowerUp confirma que o conector existe e que realmente estará presente nos modelos Ampere mais avançados. Não só isso, o site diz que a criação é da Nvidia mesmo e não uma iniciativa de grupos de marcas como o PCI-SIG.

A conexão pode causar espanto porque evidencia que as placas vão consumir mais energia do que o padrão atual para operar em sua funcionalidade máxima, mas vale lembrar que já temos muitos modelos disponíveis na atualidade que vêm com duas conexões de 8 pinos, ou uma de 8 e uma de 6. A ideia é deixar os cabos mais fáceis de serem organizados, ao mesmo tempo em que é oferecido mais energia do que apenas juntando duas conexões de 6 pinos.

- Continua após a publicidade -

Segundo as informações vazadas, a conexão de 8 pinos seria capaz de entregar até 600W de energia, o que é bem mais do que juntar dois cabos de 6 pinos tradicionais. Aliás, vendo as informações dos desenhos esquemáticos, fica evidente que o usuário não vai conseguir colocar dois cabos em vez do conector de 12 pinos nem se tentar. Cada pino do conector tem um formato diferente na composição, então não vai encaixar. O TechPowerUp criou um esquema comparativo para deixar claro a diferença dos formatos:

Em termos de disponibilidade no mercado, podemos esperar para o conector de 12 pinos o mesmo ciclo que vemos na maioria das novas conexões. Alguns novos produtos já vindo com o padrão de fábrica, enquanto algumas marcas de hardware vão oferecer soluções para quem já comprou gerações sem o modelo. Fontes modulares podem receber um cabo com a ponta de 12 pinos para se conectar a uma saída já existente da fonte, enquanto em outros casos podem ser oferecidos também adaptadores para converter dois cabos de 8 pinos em um de 12, por exemplo - dois de 8 e não dois de 6 por causa das limitações energéticas que explicamos anteriormente.

Fonte: TechPowerUp
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.