Créditos: Apple

Apple pode lançar console e concorrer com PS5, Xbox Series X e Switch [Rumor]

Assim como os novos computadores da Maçã, o suposto console pode utilizar arquitetura ARM

A Apple revelou neste ano que lançará sua própria linha de processadores de PC, chamada de Apple Silicon, mas a companhia não deve parar por aí. Um novo rumor surgiu apontando que a empresa pode lançar um console próprio e quem sabe competir contra produtos como o Nintendo Switch, Xbox Series X e PS5.

A fonte do rumor é uma publicação de "Mauri QHD", perfil no Twitter que é considerado uma fonte confiável por sites como o Tweaktown e o Tom's Guide. Por meio do Twitter, o responsável pelo vazamento disse apenas que ouviu boatos sobre o desenvolvimento de um videogame da Apple.

Apesar da falta de informações sobre o assunto, o Tweaktown relembra que no final de 2019 surgiram rumores sobre a Apple desenvolvendo um Mac focado em games. O suposto computador para jogos custaria até US$ 5 mil e traria foco no mercado de esportes eletrônicos.

Atenção para os games

Até o momento, a Apple não comentou oficialmente sobre o assunto e o suposto desenvolvimento de um console da empresa deve ser considerado um rumor. Ainda assim, é importante ressaltar que a empresa tem dado cada vez mais atenção para os games.

No ano passado, a companhia lançou o serviço Apple Arcade, que traz um catálogo de jogos para serem baixados por uma mensalidade fixa. A solução está disponível para iPhones, iPads, Macs e também é compatível com a Apple TV.

- Continua após a publicidade -


(Imagem: Apple/Divulgação)

Durante a apresentação do Apple Silicon, na WWDC 2020, a empresa também mostrou a capacidade do hardware baseado em ARM de rodar jogos. A empresa exibiu o jogo Rise of the Tomb Raider funcionando em seu novo chip. O game rodou utilizando os softwares de emulação que adaptam programas existentes para o processador Apple Silicon durante o estágio de transição dos Macs para a nova plataforma. 

Considerando que a Apple TV é um dispositivo compacto que já possui um chip ARM e usa as mesmas arquiteturas presentes no Apple Silicon, o caminho para a empresa adaptar o hardware para se tornar uma espécie de console não é tão grande. Por outro lado, a empresa ainda luta para transformar o Mac em uma plataforma de games e muitos jogos ainda não recebem versões pensadas para o sistema.

A Apple lançará ainda este ano o seu primeiro computador com processador próprio baseado em ARM e planeja abandonar de vez a Intel dentro de dois anos. Com essa transição, quem sabe a empresa consiga ganhar mais espaço no segmento de jogos. Porém, considerando que a Maçã ainda está dando seus passos para implementar a mudança no PC, talvez a suposta ideia de lançar um console próprio demore para sair do papel.

Fonte: Tweaktown
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.