Créditos: AMD

AMD Ryzen 7 Pro 4750G teria desempenho parecido com Ryzen 7 3800XT [Rumor]

APU aparece em benchmark feito no SiSoftware e estaria próxima do lançamento

A suposta futura APU para desktop da AMD, Ryzen 7 Pro 4750G (codinome "Renoir"), estaria vindo com um processador de alto desempenho, incluindo performance parecida com a obtida pelo Ryzen 7 3800XT. Os dados foram obtidos através de um teste de desempenho feito no benchmark da SiSoftware, que foi encontrado pelo conhecido leaker Apisak.

No benchmark, o Ryzen 7 Pro 4750G alcançou uma pontuação de 303,90 GOPS no processamento de cálculos aritméticos, enquanto o Ryzen 7 3800XT ficou com 301,33 GOPS.

A explicação para a diferença poderia estar no fato de que a APU é feita num design monolítico, que reduz a latência na comunicação entre os núcleos. Já a CPU utiliza chiplets integrados através da tecnologia Infinity Fabric, o que acaba atrasando a comunicação entre diferentes partes do hardware.


Fonte: SiSoftware

- Continua após a publicidade -

Os testes colocam frente a frente dois processadores que vieram da mesma fábrica, com ambos trazendo a microarquitetura Zen 2 e sendo produzidos no processo FinFET de 7 nm da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC).

As duas CPUs em questão também trazem os mesmos oito núcleos e 16 threads – com a diferença entre elas ficando nas velocidades de clock e na capacidade de cache. Isso porque o Ryzen 7 3700XT (codinome "Matisse") tem 32 MB de cache L3, clock base de 3.9 GHz e frequência boost de 4.7 GHz.

Já a APU Ryzen 7 4750G ainda não foi anunciada oficialmente, então não é possível trabalhar com dados da própria AMD. Mas ao menos dá para fazer uma comparação com base no que já vazou até o momento.

- Continua após a publicidade -

Segundo o site Tom's Hardware, a nova APU da fabricante norte-americana terá clock base de 3.7 GHz e boost de 4.4 GHz. Só que a grande diferença estará no cache, já que a unidade de processamento acelerado deverá ter apenas 8 MB de cache L3. Por outro lado, o Ryzen 7 4750G vem com uma iGPU Vega 11 rodando a 2100MHz e um TDPP menor, de 40 W.

Via: Tom's Hardware
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.