Créditos: Divulgação | Intel

Intel irá descontinuar processadores HEDT Intel Core X 9000 "Skylake-X"

Estações de trabalho da série Xeon W-2000 também serão eliminadas gradualmente

Ao que tudo indica, está chegando a hora de darmos adeus a mais uma família de processadores. A Intel emitiu recentemente uma notificação de alteração de produto (PCH) anunciando a descontinuação das CPUs HEDT da 9ª geração Core X baseadas na arquitetura "Skylake-X" e no soquete LGA2066.

Além de, pelo menos, 10 modelos de processadores, estamos falando também da descontinuação de estações de trabalho da série Xeon W-2000 baseados em um IP semelhante. Esse anúncio significa que esses componentes serão gradualmente eliminados do mercado.

Esse processo tem várias etapas e é notavelmente demorado, sendo a primeira parte o anúncio da descontinuação - realizada em 9 de julho. O motivo seria q simples mudança de geração: os sucessores dessas CPUs, conhecidos como Cascade Lake-X (Core 10000X), já estão no mercado há muito tempo e são compatíveis com o mesmo soquete e placas-mãe. Abaixo, você pode conferir todos os produtos que serão afetados:

- Continua após a publicidade -

Os últimos pedidos para esses chips específicos serão feitos em 22 de janeiro de 2021 e enviados antes de 9 de julho do mesmo ano. Tratando-se de distribuidores, os pedidos não poderão ser cancelados e não serão retornáveis a partir da data citada. Para usuários finais, ainda há a garantia de produto e o suporte das leis do consumidor, independente de quando o processador for comprado. 

Os sucessores da série Cascade Lake-X (Core X 10000) ainda estão em 18 núcleos, como o antigo Skylake-X carro-chefe Core i9-9980XE (análise aqui). Já seus rivais diretos, os Threadrippers da AMD, já alcançaram os 64 núcleos com a série 3000. Inicialmente, em seu período de estréia, os primeiros Skylake-X Core i7-7800X e Core i9-7900X decepcionaram, em geral, com desempenho em jogos inferior ao dos seus antecessores. Com o Core i9-7980XE de 18 núcleos, a Intel conseguiu recuperar o prestígio, embora o preço disso não fosse barato para o consumidor: $2.000 euros.

Em 2018,a empresa tentou uma reação drástica contra os Threadrippers de 32 núcleos, em parte reduzindo os preços das suas CPUs pela metade.

Via: TechPowerUp, Videocardz, ComputerBase
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.