Créditos: WD

Novos HDDs WD Gold de 16TB e 18TB marcam estreia da tecnologia ePMR

Tecnologia ajuda na densidade armazenamento, permitindo capacidades maiores para os drives

A WD lançou nessa semana duas novas opções de armazenamento para datacenters, os HDDs de 16TB e 18TB da linha WD Gold. Para atingir essas grandes capacidades de armazenamento, os novos drives estreiam uma tecnologia que a empresa não tinha incorporado em produtos finais anteriormente, chamada ePMR (Energy-assisted PMR - PMR assistido por energia). Eles marcam também o primeiro uso do atuador de estágio triplo da fabricante num drive com nove camadas. 

A ePMR é um tipo de EAMR (Energy Assisted Magnetic Recording - Gravação Magnética Assistida por Energia), que, colocando em termos simples, tenta usar diferentes recursos para conseguir armazenar uma maior quantidade de dados ocupando o espaço de uma mesma área, para alcançar capacidades resultantes maiores.

A WD diz que desenvolveu um jeito de aproveitar melhor o padrão atual de PMR (Perpendicular Magnetic Recording - Gravação Magnética Perpendicular) usando energia elétrica durante as operações de gravação. Isso reduz a interferência nas correntes de gravação, permitindo uma precisão maior, o que possibilita gravar de maneira mais eficaz em faixas menores, aproveitando melhor o espaço. 

A fabricante não divulgou ainda qual a densidade máxima de armazenamento ela acredita que consegue alcançar usando ePMR em seus novos drives. O modelo de 18TB alcança 1022Gbit/in², enquanto o de 16TB chega em 1160Gbit/in². A ideia é provar a "eficácia e confiabilidade" da tecnologia com esses novos produtos antes de arriscar em novas opções. O pessoal do Tom's Hardware organizou uma tabela completa com as opções atuais da linha WD Gold, acompanhando suas velocidades de transferência de dados:

- Continua após a publicidade -

Os WD Gold novos acompanham garantia de 5 anos, prometendo durabilidade de 550TB por ano e até 2,5 milhões de horas de MTBF. As duas tecnologias novas fazem sua estreia na linha de drives para data centers, a WD Gold, com costuma acontecer com qualquer novidade de hardware. É provável que elas apareçam depois em produtos domésticos também.

Fonte: Tom's Hardware
Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.