Índice do Artigo

Depois de remover CPUs da Intel, Apple pode afastar AMD e ter suas próprias GPUs

Depois de remover CPUs da Intel, Apple pode afastar AMD e ter suas próprias GPUs
Créditos: Reprodução | TechMag Vietnam

Em mais um passo para a independência dos seu ecossistema e tecnologias, a Apple pode estar planejando terminar a parceria com a AMD e investir nas suas próprias GPUs. A informação vem de um tweet publicado pelo usuário Longhorn, que apresenta uma imagem, no mínimo, sugestiva.

A questão aqui é que a publicação de Longhorn destaca o futuro dos computadores Mac e, de acordo com o que vemos, as máquinas usarão uma “GPU Apple“. A gigante de Cupertino já utilizou sua microarquitetura de GPU personalizada em soluções PowerVR da Imagination Technologies por três gerações, começando pelo A11 Bionic, e a mesma abordagem pode ser executada nesse caso.

Para termos uma noção inicial do que as GPUs da Apple podem ser capazes, um teste de benchmark OpenCL realizado anteriormente mostra a GPU da A12Z Bionic, de 8 núcleos, com resultados melhores que as iGPUs do Ryzen 5 4500U e do Core i7-1065G7. Apesar das pontuações não serem completamente animadoras, outro relatório afirma que, nesses testes, apenas os núcleos de desempenho do chipset estavam trabalhando – os núcleos de eficiência não foram utilizados.

Para ter uma ideia mais concreta, o A12Z Bionic está presente apenas no Mac Mini (Developer Transition Kit) e foi desenvolvido justamente para os desenvolvedores testarem seus aplicativos com a nova versão do macOS.

Lembremos aqui que a Apple já anda “mexendo seus pauzinhos” há algum tempo e, recentemente, anunciou o início da transição dos processadores série A personalizados da Intel para chips próprios baseados em ARM nos novos computadores Mac. O primeiro computador baseado em ARM deve chegar ao mercado ainda no final deste ano, com um suposto SoC de 12 núcleos personalizado (oito núcleos de desempenho emparelhados com quatro de eficiência) e com GPU superior a encontrada no A14 Bionic.


YouTube video

Via: Mundo Conectado

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções