Créditos: Intel

iGPU Intel Tiger Lake Xe aparece em teste mais rápida que Nvidia MX350 e AMD Vega

Nova placa de vídeo integrada deverá ser bastante competitiva dentro do mercado mainstream

A suposta placa de vídeo integrada dos processadores Intel Core de 11ª geração, a Tiger Lake Xe, apareceu em novos testes de desempenho que vazaram online. Nos benchmarks em questão, a iGPU bateu tanto a Nvidia GeForce MX350 quanto a AMD Vega "Renoir" de 7nm – se mostrando uma opção que deverá ser bastante competitiva no mercado mainstream.

São diversos testes de desempenho que teriam sido feitos com a nova placa de vídeo integrada da Intel, que vieram das contas TUM_APISAK e Rogame no Twitter. A placa de vídeo Intel Tiger Lake Xe em questão foi testada como parte do processador Core i7-1165G7.

Essa não deverá ser a opção mais rápida da 11ª geração da Intel, já que é especulado que a empresa ainda irá lançar o Core i7-1185G7. Independentemente disso, a iGPU do processador em questão é baseada na arquitetura de 12ª geração da Intel. Ela traz 96 EUs e um total de 768 núcleos.

- Continua após a publicidade -

Esse chip teria clock de 1,3 GHz e compartilharia o seu TDP com o resto do SoC Tiger Lake. Ou seja, todo o chipset precisa consumir um total de 15 W, mas pode ser configurado para até 28 W de potência. Segundo os perfis que publicaram essas informações, os testes foram feitos juntos de memória LPDDR4x operando a 4266 MHz.

No primeiro teste de desempenho, a iGPU Intel Tiger Lake Xe é comparada com a placa de vídeo discreta Nvidia GeForce MX350. O modelo rival possui 5 SMs e 640 núcleos, mas com uma frequência de 1.47 GHz e ainda 2 GB de memória de vídeo GDDR5.


Fonte: WCCF Tech

No benchmark OpenCL do Geekbench 4, a Tiger Lake Xe marcou 59.845 pontos, contra 59.828 da GeForce. Basicamente uma diferença que fica dentro da margem de erro, mas que é muito impressionante para a Intel por causa da diferença de TDP entre as duas GPUs.

- Continua após a publicidade -

Outro teste foi feito entre a Tiger Lake Xe e iGPU AMD Vega "Renoir" de 7 nm encontrada nos processadores AMD Ryzen 4000. Vale lembrar que a placa de vídeo da AMD possui 8 CUs e 512 núcleos, rodando a 1.75GHz de frequência.


Fonte: WCCF Tech

Nesses testes, o modelo da Intel se saiu muito bem, com uma liderança de cerca de 30% no benchmark de OpenCL do Geekbench 4. É interessante notar que a GPU Vega tem clocks 30% menores, mas também traz uma frequência 35% maior.

Confira abaixo mais testes de desempenho do Intel Tiger Lake Xe:


Fonte: WCCF Tech

Via: WCCF Tech, Videocardz
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.