Índice do Artigo

Variedades

NVIDIA pode usar processo de 8nm da Samsung nas GeForce "Ampere" [RUMOR]

NVIDIA pode usar processo de 8nm da Samsung nas GeForce "Ampere" [RUMOR]
Créditos: Reprodução/ Avalanche Noticias

As próximas GPUs da NVIDIA devem ser lançadas ainda em 2020. Conforme novos processos são feitos pela empresa, novos vazamentos e rumores começam a aparecer. Era esperado que o processo de fabricação fosse feito pela TSMC, em 7nm. Apesar disso, um novo rumor fala que as GeForce “Ampere” serão construídas no processo de 8nm, feito pela Samsung.

A informação de que a fabricante responsável pelas próximas GPUs da NVIDIA será a Samsung foi o leaker kopite7kimi. Ele já é famoso por revelar informações – geralmente verdadeiras -, a respeito das novidades da desenvolvedora da GeForce. Não é mencionado qual a fonte da informação, nem é enviado uma possível prova. Portanto, isso deve ser encarado apenas como um rumor.

Kopite7kimi é o nome de sua conta no Twitter, rede social usada para publicar a informação. Ele responde uma enquete feita pela conta Don Charlie. “100% Samsung 8nm”, responde o leaker. Não há nenhuma outra comprovação da sua afirmação, apenas sua palavra.

Como o próprio kopite7kimi diz, o processo de 8nm é desenvolvido a partir do de 10nm. Ele é uma extensão da litografia 10LPP, feito pela Samsung. Ambos possuem as mesmas aletas, mas são feitas reduções nas áreas. A estimativa é que esse tamanho geral seja reduzido em até 6%, no processo de 8nm. Isso significa que há uma maior densidade de transistor, que é superior a 61 milhões/mm².

O processo desenvolvido pela Samsung já era uma possibilidade, mas as expectativas estavam voltadas para a TSMC. Isso porque a AMD, principal concorrente da NVIDIA, já produz processadores com o processo de 7nm da TSMC. Era esperado que, para manter a competitividade ainda mais alta, a fabricante da GeForce construísse suas próximas GPUs com na mesma litografia que sua concorrente.

Parece que não foi o escolhido pela a NVIDIA. A empresa deve lançar uma série de novos dispositivos neste ano, ao que parece, todos serão baseados em 8nm, fabricados pela Samsung. Vale lembrar que essa informação ainda é um rumor e a empresa não confirmou ainda como serão fabricados os seus próximos produtos.

Via: TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções