Tecnologia FPA Híbrida da Sony reduzirá o tempo de resposta dos LCDs

A Sony Corporation anunciou hoje durante o IDW '10 (International Display Workshops) no Japão, o desenvolvimento do "Hybrid FPA" (alinhamento foto-reativa de campo induzido), nova técnica de alinhamento de cristal líquido que permite uma redução no tempo de resposta das telas LCDs.

De acordo com a Sony, a nova técnica permitiu se chegar a taxas inferiores à 3ms. Além de contribuir para a melhoria da qualidade de imagem em 3D e em vídeos com alta taxa de frame, esta tecnologia irÁ melhorar a estabilidade do produto durante o processo de fabricação do painel, bem como após o uso por um longo período. Além disso, o Hybrid FPA vai permitir uma maior eficiência de produção, reduzindo o processo de fabricação e tempo.


Sony jÁ havia desenvolvido o "FPA * 1" (técnica de alinhamento de alta velocidade de cristal líquido baseada no modo de alinhamento vertical (VA). Um método para melhorar o tempo de resposta das telas de LCD é gerar a pré-inclinação das moléculas de cristal líquido. A técnica de "FPA" é utiliza a camada de alinhamento desenvolvido pela Sony e mantém a pré-inclinação das moléculas de cristal líquido através da irradiação Ultra Violeta enquanto aplica corrente elétrica no processo de fabricação. Isto facilita a estabilização e até mesmo o alinhamento das moléculas de cristal líquido, conseguindo ainda melhorias no tempo de resposta dos LCDs e a relação de contraste. Além disso, esta técnica tornou possível a erradicação do Mura (problema de uniformidade) na tela, bem como a eliminação da "imagem de fricção" que pode ocorrer após o uso por um longo período.

O novo "Hybrid FPA" é o resultado do desenvolvimento continuo da referida tecnologia "FPA"com a adição de melhorias e aprimoramentos. O "Hybrid FPA" tem possibilitado o desenvolvimento de tempo de resposta menor em LCDs através da manutenção da pré-inclinação em apenas um lado da camada de substrato de alinhamento, conforme pode ser visto acima. Além disso, esta nova tecnologia tem conseguido facilitar melhorias drÁsticas no tempo de resposta dos monitores de LCDs, especialmente acelerando o movimento da molécula de cristal líquido ao se diminuir a tensão elétrica, algo até então difícil de se atingir, bem como níveis maiores de contraste.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.