Windows 10 Maio 2020 - Benchmarks em games com GPU Acelerado

Fizemos os testes com uma GeForce RTX 2080 Ti rodando em conjunto com um Core i5-10400F

A Microsoft liberou com o update de maio de 2020 do Windows 10 uma nova funcionalidade chamada GPU Acelerado, como você pode conferir aqui. AMD e NVIDIA também liberaram seus drivers compatíveis com essa "tecnologia", e fizemos um rápido teste com uma GeForce RTX 2080 Ti usando o processador Core i5-10400F, já que estamos finalizando seus testes para a review.

E para nossa surpresa, tivemos sim uma mudança nos jogos que testamos, os mesmos da bateria de testes utilizada nas análises de processadores, mas a mudança foi para baixo no geral como podem ver abaixo. Esses são testes preliminares em uma única placa de vídeo e sistema, mas já da para notar que não se trata de uma regra de ganho de desempenho, que pode não acontecer, já que nos gráficos abaixo isso só aconteceu no 3DMark.

Vale destacar também que uma das grandes promessas do DX12 era melhorar o desempenho devido seu acesso direto ao "hardware", e talvez, só um talvez sem grandes expectativas, isso aconteça em breve ou em alguns casos, quem sabe com uma placa de vídeo mais modesta do que uma RTX 2080 Ti. A tecnologia teoricamente deixa a placa de vídeo ter "responsabilidade" maior no processo gerenciando a VRAM, mas se for o que vimos nesses testes, será necessário mais tempo para que tanto as fabricantes dos GPUs como as próprias desenvolvedoras dos games, consigam otimizar melhor essa tecnologia para ai sim entregar benefícios, por enquanto, nem vale a reiniciada do sistema.

Abaixo comparativos com e sem a tecnologia ativada, como destacado, utilizando uma RTX 2080 Ti com um Core i5-10400F e 16GB de RAM (2x8GB) em 2666MHz.

- Continua após a publicidade -

- Continua após a publicidade -

Para vocês, teve alguma mudança positiva com ganho de desempenho, ou nessa mesma situação que aconteceu por aqui?

  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.