Fabricantes de smartphones estão na lista dos maiores apoiadores do Linux

Contribuições de fabricantes de celulares para o Linux aumentaram significativamente devido ao sucesso do sistema em smartphones, de acordo com relatório da Linux Foundation.

O relatório mostra que a participação dos contribuintes mais tradicionais - Red Hat, Novell e IBM - estÁ reduzindo gradativamente, enquanto companhias com foco em mobilidade estão se tornando cada vez mais importantes para o desenvolvimento da plataforma.

Com o sucesso do Android, o Linux se tornou uma força chave no mercado dos softwares para smartphones. Todos os principais fabricantes de smartphones, exceto a Nokia e a Apple, usam o Android em seus aparelhos.

Neste ano, a Intel e a Nokia  - maior fabricante de smartphones do mundo, em número de unidades - juntaram suas versões móveis do Linux no MeeGo, que deve ter seus primeiros grandes lançamentos em 2011.

A Intel ultrapassou a Novell e a IBM e se tornou o segundo maior contribuinte da Linux Foundation, enquanto a Nokia chegou ao quinto lugar.

- Continua após a publicidade -
O relatório mostrou que mais de 70% das contribuições é de desenvolvedores que trabalham com Linux e se beneficiam diretamente das melhorias no núcleo do sistema operacional.


Assuntos
Tags
  • Redator: Alexandre Lunelli

    Alexandre Lunelli

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre é um entusiasta da fotografia, música, e demais áreas que não cansem muito. Fã da comunidade opensource, e sonha com um mundo mais bonito, igualitário e sem o trabalho, mal que corrompe a humanidade.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.