Créditos: Divulgação/ AMD

Mainboard B550M aparece rodando CPUs não suportados como modelos Ryzen 2000

Um usuário entusiasta conseguiu rodar versões antigas do Ryzen em uma placa-mãe B550 da ASUS

As placas-mãe B550 teoricamente não deveriam suportar os processadores mais antigos da AMD. Apesar disso, um entusiasta do PC, com o nome "@momomo_us" no Twitter, publicou capturas de tela de sua nova placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus rodando o processador Ryzen 5 2600X e a APU Ryzen 5 3400G baseada em Zen +. Já há relatos de modelos de outros fabricantes também suportando CPUs não listados oficialmente como modelos suportados por placas-mãe com esse chipset.

O chipset AMD B550 não foi lançado com suporte às tecnologias antigas da empresa. Utilizar processadores AMD Ryzen de primeira e segunda geração não deveria ser possível, assim como as APUs Ryzen 5 3400G e 3200G, que são baseadas na microarquitetura "Zen +". Apesar disso, um entusiasta mostrou que há maneiras de burlar esse sistema.

Apenas as telas foram mostradas pelo @momomo_us. O usuário não divulgou fotos do seu sistema. Ele também não publicou instruções de como desenvolver esse processo. Os tweets só mencionam quais os componentes foram utilizados.

- Continua após a publicidade -

A placa-mãe usada foi uma ASUS TUF Gaming B550M-Plus. O que mais chama a atenção é que o usuário diz ter rodado uma APU Ryzen 5 3400G Zen +, codinome "Picasso", além do processador Ryzen 5 2600X, codinome "Pinnacle Ridge". As especificações completas podem ser vistas na imagem acima, com Validações de CPU-Z.

A placa utiliza a BIOS versão 0608, listada em 15 de junho de 2020. Não há nada no log de alterações oficiais, que indiquem suporte ao Zen +, nem em sua lista de CPUs. As capturas de tela do CPU-Z não revelam a versão AGESA na string de versão do BIOS.

Todo esse processo não é recomendado e poderia ter danificado os hardwares usados. Para fazer essa combinação foi necessário ter conhecimento a respeito dos dispositivos, além de bancar um risco de eventualmente inutilizar as peças. Portanto, não é recomendado fazer a reprodução da tentativa. A AMD fala, explicitamente, que os modelos B550 não tem suporte para as versões antigas, teoricamente, por limitação da BIOS na quantidade de modelos suportados.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TechPowerUp
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.