Créditos: Reprodução/ raspberrypi

Pi Comander é um simulador de voo portátil construído com Raspberry Pi 3 A +

Ele foi construído com base em um jogo de mesa, o Sky Fighter F-16

Um projeto independente transformou um brinquedo em um simulador de voo portátil. O responsável pelo desenvolvimento foi Adrien Castel, que instalou um módulo Raspberry Pi 3 A + em uma base antiga de uma nave de brinquedo. Embora faltassem algumas peças, os problemas foram contornados graças à impressões 3D. O projeto foi batizado de Pi Comander.

O projeto iniciou com uma ideia e uma vontade de Castel. Ele foi inspirado pelo fabricante Matt Brailsford, que conseguiu transformar um brinquedo em uma máquina de fliperama Out Run. "Eu adorei o fato de ele ter reciclado um brinquedo velho e criado algo que poderia ser apreciado quando adulto", diz Castle. 

Primeiro, ele procurou um brinquedo que pudesse ser usado como base para o desenvolvimento. O escolhido foi um jogo de mesa Sky Fighter F-16, à bateria. Ele é originalmente fabricado pela Dival. Todo o desenvolvimento posterior foi feito em torno de um Raspberry Pi 3A +. "É o hardware perfeito para projetos como esse devido à sua flexibilidade", informou o desenvolvedor do projeto. 

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Algumas adaptações precisaram ser feitas. Como o brinquedo já era usado, algumas partes estavam faltando. A principal delas era o joystick vermelho. Para contornar a situação, ele reproduziu a peça em uma impressora 3D. Outra peça impressa foi um novo quadro para acomodar uma tela LCD TFT. O display foi substituído, portanto a parte de encaixe também precisou ser refeita. Os micro interruptores também foram reconstruídos, para aumentar a sensibilidade.

“Eu sabia que teria que adaptar algumas peças para o joystick e para a tela, mas não queria modificar a aparência do brinquedo. Para ser honesto, modificar o brinquedo envolveria um pouco de lixamento e pintura e eu estava preocupado que isso estragasse o efeito geral do projeto se fosse mal executado."
Adrien Castel, desenvolvedor do projeto

“Eu sabia que teria que adaptar algumas peças para o joystick e para a tela, mas não queria modificar a aparência do brinquedo. Para ser honesto, modificar o brinquedo envolveria um pouco de lixamento e pintura e eu estava preocupado que isso estragasse o efeito geral do projeto se fosse mal executado."
Adrien Castel, desenvolvedor do projeto

A maioria das peças são originais. O que inclui, além do cordo, suas luzes LED, PCB - que foi adaptado ao novo circuíto -, alto falante - que teve o amplificador de áudio PAM8403 3W classe D ao Raspberry Pi soldado -, entre outros cuidados. Castel fala que as peças foram adaptadas ao projeto. Isso incluiu algumas melhorias, para que funcionassem da melhor forma. Apesar disso, poucas partes foram trocadas ou removidas.

Com a construção concluída, é necessário fazer os testes de jogabilidade com esse novo console portátil. A RecalBox, uma plataforma de emulação baseada no Emulation Station e no RetroArch, permitiu que Castel construísse um front end personalizado, similar à um caça a jato. O equipamento desenvolvido pode rodar simuladores de voo de código aberto, um exemplo é o FlightGear. Você pode conferir os resultados no vídeo abaixo:

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Via: Tom's Hardware Fonte: Raspberry Pi Blog
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  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

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