Créditos: Generation-NT

Suposto Rocket Lake de oito núcleos aparece no Geekbench com detalhes do cache

Processador deve usar EMIB para integrar GPU com núcleos Xe Gen12

A chegada da geração Rocket Lake, ao que tudo indica, vai marcar a "saideira" do processo de 14nm em processadores domésticos da Intel. Talvez seja por isso que a empresa está disposta a "atropelar" os Comet Lake, com um lançamento previsto para as próximas CPUs no final de 2020 ou início de 2021. Com o ritmo acelerado de desenvolvimento de produção, vazamentos de benchmark são mais do que esperados, e é isso que o famoso @TUM_APISAK divulgou pra gente recentemente em sua conta no Twitter:

A imagem acima mostra os resultados do Geekbench 5 de um suposto processador Rocket Lake de 8 núcleos. O nome exato do modelo não aparece, mas algumas informações interessantes são listadas.

Pra começar, temos 16 threads, o que denota HyperThreading e já é algo mais do que esperado. O clock do processador aparece listado como 3.19GHz no base e até 4.28GHz no boost. Enquanto a microarquitetura que será usada permanece aparecendo com diferentes nomes dependendo do rumor, no vazamento da vez é a Willow Cove que aparece listada. Mas é importante lembrar que já vimos resultados do Geekbench sendo forjados anteriormente.

- Continua após a publicidade -

Os resultados mostram também um pouco da configuração de cache do processador, que apresenta 512KB no L2 e 2MB no L3 por núcleo.

Um ponto bastante interessante em relação ao que se espera dos Rocket Lake é que os processadores devem vir com gráficos integrados Intel Xe Gen12. Isso significa um die de 10nm, junto com um die de 14nm, o que deve resultar na Intel usando um processo de "colar" os processadores numa coisa só, como a Intel tanto criticou quando a AMD fez com seu processo matisse. No caso do "lado azul da força", a tecnologia que poderá ser usada é a Embedded Multi-die Interconnect Bridge (EMIB), que a Intel obviamente argumenta funcionar bem melhor que Matisse.

Como dito anteriormente, o lançamento dos Rocket Lake está previsto entre o fim deste ano e início do próximo, mas até lá devemos ter vazamentos suficientes pra saber todos os detalhes da linha de processadores.

Fonte: Tom's Hardware
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.