Créditos: Intel

Intel é criticada por usar notebooks com GPUs diferentes em comparativos de CPU

Seu modelo foi pareado com uma RTX 2060 enquanto o concorrente usava a versão Max-Q

A Intel está sendo alvo de críticas por causa de um suposto slide de apresentação da empresa que acabou vazando na internet. No documento, que faria parte dos materiais de marketing da Intel Partner Connect, a empresa teria utilizado uma tática injusta para que seu processador se saíssem melhor num comparativo com um modelo concorrente.

Esses slides não tinham como objetivo serem mostrados para o público em geral. Ainda assim, eles davam uma ideia incorreta para possíveis clientes ou parceiros sobre desempenho relativo da CPU da Intel. O processador em questão era o Intel Core i7-10750H, que foi comparado com o AMD Ryzen 9 4900HS.

A grande polêmica do comparativo é que a peça da Intel estava operando em conjunto com uma placa de vídeo Nvidia GeForce RTX 2060 completa. Enquanto isso, o modelo da AMD estava junto de uma RTX 2060 Max-Q, que é uma versão menos poderosa da GPU da Nvidia.


Fonte: Videocardz

- Continua após a publicidade -

O resultado é que a Intel teria usado essa apresentação para dizer que a sua CPU oferece uma melhor experiência em jogos do que a concorrente – com melhoria de até 23% em Tom Clancy's Rainbow Six Siege.

Só que é importante ter em mente alguns detalhes quando olhamos esses números. Como explica o site Videocardz, o AMD Ryzen 4900HS é um processador com TDP de 35 W que é usado exclusivamente pela Asus. Além disso, a RTX 2060 Max-Q também possui limitações de consumo – e, portanto, de desempenho – ao oferecer TDP de apenas 65 W.

Essa variante também tem clock boost limitado a apenas 1185 MHz. Isso é uma grande diferença quando ela é comparada com a GeForce RTX 2060 completa (Max-P), que tem TDP de 90W e roda com boost clock de 1560 MHz. Além disso, o processador da Intel tem um TDP maior, de 45 W.

Isso significa que a Intel poderia ter escolhido tanto CPUs da AMD com o mesmo consumo quanto ter usado notebooks com Ryzen que trazem a RTX 2060 de 90 W completa.

- Continua após a publicidade -

Confira mais slides da apresentação vazada da Intel:


Fonte: Videocardz

Via: Videocardz
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.