Créditos: Reprodução/Martin Thomas

Engenheiro da Nvidia roda Quake 3 a 100 FPS+ 720p em um Raspberry Pi 3B+

Foi utilizado o RPi-VK-Driver para rodar o jogo, um driver de GPU de baixo nível compatível com os Raspberry

Um engenheiro da Nvidia chamado Martin Thomas publicou ontem em sua conta do Twitter um vídeo de um Raspberry Pi 3B+ rodando Quake 3 a mais de 100 FPS e 720p. O jogo conseguiu ser rodado nessas especificações graças ao RPi-VK-Driver, um novo driver desenvolvido pelo próprio engenheiro e que já está disponível publicamente. De acordo com uma postagem no fórum da Raspberry, Thomas levou dois anos para desenvolver seu driver de GPU de baixo nível.

RPi-VK-Driver

O vídeo publicado por Thomas mostra como funciona o RPi-VK-Driver com um Raspberry Pi 3 Modelo B+ rodando Quake III Arena. A GPU Broadcom VideoCore IV do Raspberry Pi, com clock de 250 MHz, consegue executar o game a mais de 100 FPS na resolução de 1.280 x 720. Thomas estimou que o Raspberry Pi 3 Modelo B provavelmente fornecerá cerca de 70 FPS em uma resolução de 1.920 x 1.080 devido à limitação de hardware.

A Fundação Raspberry Pi juntou-se à Igalia (empresa especializada em open source) no início desse ano para desenvolver um driver gráfico Vulkan de código aberto. Apesar da parceria, parece que o engenheiro da Nvidia conseguiu anunciar sua criação própria antes da oficial da Raspberry - embora seu RPi-VK-Driver não seja totalmente um driver Vulkan.

- Continua após a publicidade -

Tecnicamente, o driver desenvolvido por Martin Thomas da Nvidia não é um driver Vulkan por si só, isso porque ele não está em conformidade com os padrões oficiais estabelecidos pelo Khronos Group. Mesmo assim, o engenheiro produziu um driver que segue ao máximo os parâmetros Vulkan. O Rpi-VK-Driver é  compatível com a GPU Broadcom VideoCore IV, encontrada nos dispositivos Raspberry Pi 1, 2, 3 e Zero.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom's Hardware
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.