Créditos: Rockstar / Reprodução

Red Dead Redemption 2 roda melhor no Linux que no Windows 10 com GPU AMD

Vantagem chega a alcançar os 14%

A reinado (quase) absoluto do Windows como o sistema operacional ideal para quem joga no PC pode estar ameaçado. Pelo menos é isso que indica um benchmark que surgiu no Youtube, comparando Red Dead Redemption 2 rodando no Linux Wine e no Windows 10. No vídeo, que você confere abaixo, o game tem melhor performance no OS do pinguim combinado com uma GPU AMD.

O usuário FlightlessMango fez uso de um Core i7 8700k com 16GB de RAM rodando a 3200Mhz, placa-mãe Asus ROG Strix Z370E Gaming e uma placa de vídeo AMD Radeon Vega 56 para ambos os sistemas operacionais. Para o Linux, foram utilizados os drivers Mesa-git 20.2.0, amdvlk-2020.Q2.4-1 e amdgpu-pro-20.10. Já para Windows, ele usou o driver AMD Radeon Adrenalin 20.5.1.

Vale registrar também que ele lançou mão da ferramenta Proton, lançada pela Valve e que foi integrada a Steam para permitir jogar games exclusivos do Windows no Linux.

- Continua após a publicidade -

Créditos: FlightlessMango | Youtube / Reprodução

É possível perceber que o jogo teve um desempenho levemente superior no Linux em comparação ao Windows 10, com o vencedor ficando entre 3 e 5 frames por segundo à frente do segundo colocado tanto em DirectX 12 como em Vulkan. Em um dos cenários há uma diferença de 10 fps, com cerca de 14% de vantagem a favor do Linux.

A superioridade do Linux nesse caso não é tão grande, porém, deve ser levado em consideração o fato de o sistema operacional da Microsoft receber suporte muito maior dos desenvolvedores (software e hardware), detalhe que acaba tornando-o quase uma unanimidade no quesito PC gaming. 

A biblioteca de jogos para Linux, porém, vem crescendo ao longo do tempo, com cada vez mais qualidade e variedade de títulos.

Via: Guru3D, PC Gamer Fonte: Youtube
Tags
  • Redator: Gabriel Tagarro

    Gabriel Tagarro

    Formado em jornalismo pela Universidade Castelo Branco, é apaixonado por games desde 1994, quando ganhou um Master System. Joga de tudo um pouco, seja no PC ou no console. Ama tecnologia e escreve com prazer sobre tudo que a envolve.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.