Créditos: Reprodução/ @Bhaal_Spawn

Nvidia GeForce 256 de 1999 agora disponível em LEGO?

Artista recria a primeira GPU GeForce do mundo em peças Lego

Com placas de vídeo cada vez mais potentes, com tecnologias mais avançadas, por vezes é difícil lembrar como tudo começou. Para recriar uma das primeiras placas de vídeo, o modelo Nvidia GeForce 256 foi redesenhado, mas em peças Lego. Essa foi a primeira GPU GeForce, feita em 1999, sendo considerada um marco para a indústria.

Alguns dos primeiros usuários podem lembrar desse modelo. Todo o design foi recriado com as peças, com riqueza de detalhes. A responsável por esse desenvolvimento foi a artista britânica Idspi, (@Bhaal_Spawn), que publicou em seu Twitter a sua arte. 

Ela escreveu: "A 'primeira GPU do mundo', a Nvidia GeForce 256 (1999) está agora disponível em LEGO! Os gráficos 3D nunca foram tão quadrados - em um bom sentido. (posso estar com muito tempo sobrando)". Logo abaixo adiciona três imagens de sua arte. Ela desenhou inclusive a caixa que o Lego poderia ser vendido. 

- Continua após a publicidade -

O PCB é construído em pequenas peças verdes, com dois tons diferentes. É possível perceber os conectores de vídeo, VGA e DVI, originais da placa. Os componentes em preto com as escritas em branco são os módulos de memória, que estão emparelhados exatamente como na placa original.

Além disso, também foram adicionados o cooler de refrigeração em preto, com o centro em branco, juntamente com seu cabo móvel que o liga ao circuito. As peças procuram fazer uma réplica exata da primeira GPU, modelo responsável por cunhar o termo utilizado até hoje. 

Antes da Nvidia GeForce 256 cada empresa fazia o processo gráfico dos computadores da sua maneira. A GPU foi responsável pela padronização e aprimoramento do modo como eram processada a parte gráfica dos PCs. 

Esse modelo é apenas uma criação da artista britânica. A Lego ou a Nvidia ainda não vão lançar uma parceria. Pode ser que as empresas tenham interesse em comercializar realmente o modelo, mas ainda é apenas uma arte.

- Continua após a publicidade -

Você compraria um Lego da Nvidia GeForce 256? Deixe sua resposta nos comentários!

Via: Tom's Hardware
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.