Créditos: Igor's Lab

RTX 3090: chip GA 102 consumiria 230 W e memória GDDR6X gastaria 60 W

No total, placa de vídeo topo de linha da Nvidia deverá ter um consumo de 350 W

A próxima placa de vídeo topo de linha da Nvidia, a GeForce RTX 3090, pode ter até 350 W de consumo energético, segundo informações do site especializado Igor's Lab. O modelo com essa especificação certamente seria o flagship da nova linha de GPUs baseadas na arquitetura Ampere, mas seu nome pode ser definido como GeForce RTX 3090 Ti ou GeForce RTX 3090 Ultra.

Esse valor de consumo seria o chamado TGP (Total Graphics Power), que conta o quanto todos os diferentes componentes da placa de vídeo consomem em conjunto. Como era de se esperar, as peças que mais consomem são o chip gráfico GA102, que gasta 230 W, e os 24 GB de memória GDDR6X – que pedem outros 60W.

Site oficial: Nvidia GeForce RTX 2080 Super

As outras peças são bem mais econômicas, com o MOSFET consumindo um total de 34 W – isso juntando os indutores e os Caps de framebuffer e da interface PCI-Express. Outros reguladores de tensão e a seção de input (AUX) são responsáveis por mais 4 W, enquanto as ventoinhas consomem 7 W. Para completar, as perdas no PCB causam 15 W de consumo adicionais.

Como aponta o site Tweak Town, muita gente pode considerar esse aumento no consumo como algo inesperado, considerando que a Nvidia está fazendo uma transição para a litografia de 7 nm, o que deveria resultar numa maior eficiência energética.

- Continua após a publicidade -


Fonte: Igor's Lab

Só que a empresa estaria compensando toda essa maior eficiência ao aumentar a potência gráfica da GPU. Com isso, eles poderão lançar uma placa de vídeo que será a mais poderosa do mercado, só que será necessária uma fonte de alimentação mais robusta para aguentá-la.

O motivo para essa escolha, é claro, estaria na ameaça trazida pela AMD com a sua nova arquitetura gráfica RDNA 2, que promete trazer modelos capazes de brigarem no topo das tabelas de desempenho gráfico com as placas da Nvidia.

Os rumores dão conta de que a Nvidia GeForce RTX 3090 será de 60% a 90% mais rápida do que a GeForce RTX 2080 Ti. Essa medição teria sido feita em jogos com Ray Tracing habilitado.

- Continua após a publicidade -

Via: Tweak Town Fonte: Igors Lab
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.