
Dívidas da GameStop alcançam US$ 417 milhões, mas nem tudo está perdido
Apesar de ter dinheiro em caixa, empresa busca estender os pagamentos até 2023 para poder se renovarA GameStop está com uma dívida de US$ 417,2 milhões, segundo os balanços da empresa. Apesar do volume espantoso e das expectativas negativas com relação às vendas físicas, a gigante do varejo de games e eletrônicos tem dinheiro em caixa para pagar tudo em dia. Podemos dizer, portanto, que não há risco de falência no momento.
Com o vencimento das dívidas em 2021, a GameStop busca agora estender os pagamentos até 2023. Isso permitiria trabalhar com maior flexibilidade financeira, facilitando a adaptação à nova realidade econômica do varejo.
(Créditos: Bloomberg via Getty Images)
A adaptação em questão já vem sendo necessária há anos. Com o crescimento do comércio digital, o varejo vem sentindo a necessidade de possuir espaços físicos extremamente eficientes e de entrar na competição do ecommerce.
A GameStop percebeu isso enquanto ainda tem lucros, inclusive fechando lojas permanentemente. Ainda assim, os tempos de pandemia forçaram a empresa a queimar etapas e acelerar a mudança do modelo de negócio.
E os fundamentos para a renovação da GameStop já estão definidos. Com 4 pilares, a empresa parece adotar postura semelhante a outros varejos e, mais especificamente, a shopping centers. Apostando nas vendas digitais, vendas com maior margem e na experiência das lojas físicas, parece razoável esperar que a gigante escapará de um destino semelhante ao do Blockbuster.
Os pontos fundamentais para a renovação da GameStop são:
- Otimização do negócio principal - A organização física deve ser reestruturada, otimizando estoque, racionalizando a rede de lojas, reestruturando custos, reduzindo desperdício e adicionando produtos com maiores margens de lucro;
- Criação de um espaço de experiência - Se tornando um centro cultural de games e melhorando o sistema de fidelidade, a GameStop pretende atrair os jogadores por si só. Um exemplo claro de como isso vem ocorrendo é a adição de espaços para jogatina na loja. Com consoles nostálgicos e sofás confortáveis, os jogadores podem preferir se divertir lá do que ter uma série de eletrônicos diferentes;
- Construção de uma plataforma digital - Com a reformulação do gamestop.com, a rede pretende atender seus clientes com uma estratégia omnichannel. Ou seja: as experiências online e física se complementam, e não mais competem entre si;
- Transformação das parcerias - Construir melhores relações com parceiros pode abrir portas para produtos e serviços mais lucrativos, além de ser uma forma de fidelizar os fãs da marca parceira.
A GameStop avança sobre esses pilares, portanto, para seguir tendências do varejo que foram acentuadas com o isolamento social. Os resultados da empresa mostram o caminho de maneira evidente, com queda de 17% nas vendas físicas já no primeiro semestre e aumento de 519% nas vendas digitais.
Para comandar essas mudanças, a GameStop conta com novos gestores que aparentam ser capazes de pôr tudo em prática. O conselho administrativo da empresa recentemente recebeu 3 novos executivos, todos com currículo de peso.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: TweakTown