Créditos: Fossbytes

Especificações finais do PCI-Express 6.0 devem ser apresentadas em 2021

Padrão deve dobrar a largura de banda do PCIe 5.0, que ainda nem deu as caras

O consórcio PCI-SIG (Grupo de Interesse Especial de Interconexão de Componentes Periféricos) divulgou recentemente novas informações sobre o futuro do padrão de comunicação PCI-Express. Um dos destaques do relatório é que, se tudo correr corretamente, as especificações finais do PCIe 6.0 serão divulgadas em 2021.

A promessa para a sexta geração do PCI-Express é dobrar a largura de banda da sua antecessora - que ainda nem deu as caras no mercado. Isso significa que a conexão deve oferecer 64GT/s, além de compatibilidade com versões anteriores até o padrão 1.0.

O aumento da largura de banda se dará graças à adoção do sinalizador PAM4 para o padrão. Em paralelo a isso, a correção de erros também será necessária, e é por isso que o PCIe 6.0 também apresentará FEC (Forward Error Correction). Um dos slides de apresentação também lista o suporte a 800G Ethernet com o novo padrão.

O PCIe 6.0 está sendo projetado para aplicações que exijam alta largura de banda, como computação em larga escala.

- Continua após a publicidade -

O conselho de diretores do PCI-SIG tem representantes de fabricantes como AMD, Nvidia e Intel. Ainda estamos no caminho para que o padrão PCIe 4.0 seja adotado completamente no mercado, mas, enquanto isso, o desenvolvimento da tecnologia não para. 

Até então, a AMD já disponibilizou CPUs e GPUs compatíveis com o PCIe de quarta geração - temos as placas-mãe X570 e B550, assim como a série Radeon RX 5000 como exemplos. A Nvidia, por sua vez, lançou o processador A100 Tensor Core com interface PCIe 4.0 e a série de placas RTX Ampere deve ter suporte ao padrão no lançamento.

ANÁLISE: ASUS TUF Gaming X570-Plus/BR é modelo em conta com o melhor chipset AM4

Espera-se que a Intel ofereça o padrão para os consumidores finais no próximo ano, com os processadores Rocket Lake-S. Os primeiros CPUs para servidor compatíveis com PCIe 4.0 da Intel são os Ice Lake-SP, previsto para o final deste ano.

- Continua após a publicidade -

E, tratando-se do PCIe 5.0, AMD e Intel não confirmaram quando o padrão estará disponível em seus produtos. O pouco que sabemos é que a Intel deve suportá-lo com a arquitetura Sapphire Rapids.

O PCIe 5.0 promete dobrar a largura de banda da sua antecessora, mantendo a compatibilidade com versões anteriores até o padrão 1.0.

Via: Videocardz
Tags
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.