Créditos: Igor'sLAB

Placa RTX Ampere topo de linha pode ter até 24GB GDDR6X e TDP de 350W [Rumor]

Vazamentos esquentam a possibilidade da nova GPU substituir a marca TITAN

Nos últimos dias, temos visto uma boa quantidade de rumores e vazamentos sobre as futuras placas de vídeo GeForce RTX Ampere, e as informações ainda não pararam de chegar. De acordo com recentes informações, a Ampere topo de linha, conhecida até então como TITAN RTX ou RTX 3090, deve contar com 24GB de memória GDDR6X executada em uma interface de 384 bits, além de TDP de 350W.

Caso os rumores se concretizem, a próxima placa topo de linha da Nvidia deve trazem a mesma quantidade de VRAM que a TITAN RTX possui agora. Além disso, já comentamos em outra notícia sobre a GDDR6X, que pode oferecer taxas de dados acima dos 16 Gbps do GDDR6. As novas Ampere seriam as primeiras a implementar o novo padrão.

Tratando-se do TDP, não temos muitas "provas" de que esse aumento realmente chegue ao mercado, mas, como o Tomshardware menciona, isso certamente explicaria a reformulação drástica da solução de resfriamento - que valeria US$ 150 sozinha.

Segundo as fontes do Igor'sLAB, devemos esperar três placas (SKU10, SKU20 e SKU30), todas alimentadas pela GPU GA102 e com configurações de memória variadas. Outras informações não-oficiais também já mencionaram que a suposta RTX 3090 poderia ser 60-90% mais rápida que a GeForce RTX 2080 Ti, melhor placa para games no mercado até então.

- Continua após a publicidade -

Como já mencionamos anteriormente, vários portais estão com "um pé atrás" quando o assunto é o design e especificações vazadas das placas Ampere, em especial a topo de linha. As informações sugerem algo muito próximo, se não parelho, ao nível de uma TITAN - o que esquenta ainda mais os rumores de que a suposta RTX 3090 será, na verdade, sua sucessora e substituta da marca. Porém, sempre vale lembrar que a Nvidia não confirmou muita coisa até o momento, nos deixando apenas com questionamentos e especulações.

Ainda não temos uma data para as placas Ampere chegarem ao mercado, mas apostas giram em torno de setembro deste ano.

Via: Tomshardware, TweakTown
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.