Índice do Artigo

Intel

Intel lança CPUs híbridos Lakefield para dispositivos ultraportáteis

Intel lança CPUs híbridos Lakefield para dispositivos ultraportáteis
Créditos: Divulgação: Intel

A Intel fez o lançamento do que vem chamando de processadores híbridos, os Intel Lakefield. Esses processadores usam a tecnologia do empacotamento 3D Foveros, usando a técnica de chiplets para unir múltiplos chips em uma única estrutura, colocando-os no mesmo substrato e até mesmo os empilhando para potencializar a portabilidade.

YouTube video

Os processadores híbridos Intel Lakefield estarão disponíveis em duas configurações, o Core i5-L16G7 e o Core i3-L13G4. Ambos possuem TDP de apenas 7W, viabilizando seu uso em projetos muito compactos, e trarão gráficos Intel UHD Gen 11, memória LPDDR4X e suporte a conexão Wi-Fi 6.

O modelo i5 trará clocks mais altos, com base em 1.4GHz e boost para 3.0GHz, enquanto o i3 tem como base 0.8GHz com boost para 2.8GHz. O i5 também trará mais unidades de execução nos gráficos, com um total de 64 enquanto o i3 terá 48.

O foco dos Lakefield é a portabilidade. Em apenas 12x12x1mm são empilhados um núcleo de alta performance Sunny Cove em 10 nanômetros, quatro núcleos de baixo consumo Tremont de baixo consumo para atividades leve e apps em segundo plano, além de I/O, gráfios e até 8GB de memórias RAM, que são empilhadas em uma única estrutura. O resultado é uma área de empacotamento até 56% menor e tamanho de placa 47% menor.

YouTube video

Graças a essa grande redução de área ao agrupar múltiplos chips, os produtos baseados em Lakefield conseguem entregar maior portabilidade, enquanto a estrutura híbrida aumenta a autonomia de bateria, em uma técnica que já vemos em CPUs ARM com o big.LITTLE. Os Lakefield oferecem consumo de apenas 2.5mW em modo ocioso — uma redução de até 91% comparado aos processadores da série Y

Dois modelos já trazem o novo CPU híbrido da Intel, o Lenovo ThinkPad X1 Fold, notebook com tela OLED dobrável apresentando na CES 2020, e o Samsung Galaxy Book S. Ambos devem ser lançados no mercado ainda esse ano.

YouTube video

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções