Créditos: PPLWare

TSMC compra máquinas para impressão de wafers em 2nm

Empresa diz estar se preparando para as futuras mudanças de litografia

O processo de litografia dos chips ainda estão nos 7nm, com algumas empresas ainda não conseguindo fazer a migração. Apesar disso, novos relatórios indicam que a fabricante TSMC já está começando a produção dos primeiros wafers em 2nm. 

No momento, empresas como Qualcomm, Apple e AMD estão trabalhando para desenvolver os seus novos processadores e SoCs no processo de 5nm. No momento, essas empresas ainda estão desenvolvendo em 7nm. A Intel, por exemplo, não conseguiu migrar, se mantendo nos processos de 10nm e 14nm.

Na indústria da tecnologia, quanto menor a litografia usada melhor e mais eficiente serão os chips. Para isso, as empresas desenvolvedoras precisam investir em mudanças em sua arquitetura, para que se adequem as novidades. 

As empresas desenvolvem os seus processadores e SoCs e enviam para outra que é responsável pela fabricação dos semicondutores. Uma das mais importantes é a TSMC. Ela é parceira de diversas desenvolvedoras, que enviam seus modelos para fabricação em massa. 

Segundo um novo relatório, a TSMC efetuou a compra de equipamentos de fotolitografia ultravioleta extrema. Esses maquinários serão usados para impressão de chips em 2nm. Apesar da fabricante não desenvolver a arquitetura para se adequar a nova litografia, ela precisa estar pronta para o processo. 

- Continua após a publicidade -

Isso indica que a litografia de 2nm já vai começar a ser explorada pela TSMC. Assim, quando as fabricantes estiverem prontas para fazer a migração, a fabricante vai oferecer um processo sólido. Os processos de tecnologia FinFET também foram aprimorados pela empresa de semicondutores, que introduziu uma microscopia de luz ultravioleta extrema nos 5nm. 

É esperado que nos próximos anos as desenvolvedoras migrem para os 5nm e, em seguida, para os 3nm. Os 2nm devem ser explorados em até uma década, dependendo de como será feita a migração por cada desenvolvedora. 

Apesar de ainda levar um tempo, a TSMC já divulgou que segue liderando o setor. A empresa diz continuar a fazer investimentos, para se manter a frente de suas parceiras para manter o processo sempre atualizado e moderno. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Guru3D
Tags
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.