Índice do Artigo

PC Games

AMD declara fim da era das GPUs de 4 GB, jogadores devem ir além

AMD declara fim da era das GPUs de 4 GB, jogadores devem ir além
Créditos: AMD

Já faz algum tempo que não apenas os testes de placas de vídeo mas a experiência real em jogos para os donos de placas com 4 GB de VRAM é mais limitada em resoluções FullHD (1080p) e praticamente insustentável pra quem tenta se arriscar a ir acima disso e a AMD finalmente reconheceu isso como um problema. Testes comparando o desempenho dos modelos de 4 GB e 8 GB da Radeon RX 5500 XT em diferentes configurações apontam um incremento de FPS de 12% a 24% dependendo do jogo com todos os filtros de textura ligados.

É sabido que alguns jogos mais antigos como Middel Earth Shadow of Mordor ficaram famosos por consumirem praticamente toda a VRAM disponível nos sistemas, mas ainda assim apresentava um bom desempenho mesmo em placas mais modestas nesse quesito, contudo é cada vez menos provável que isso seja possível no futuro.

 

Segundo a AMD, “alguns dos títulos AAA mais novos se beneficiam muito pela disponibilidade de mais VRAM para armazenar os assets necessários, carregar texturas mais detalhadas e habilitar os filtros e efeitos visuais mais recentes,” e sugeriu que os jogadores devem levar suas experiências para além da barreira dos 4GB, sugerindo diversos modelos de seu lineup atual com 6 GB ou 8 GB para atender essa demanda, dentre elas as séries Radeon TM RX 570, RX 580, RX 590 e RX 5000.

Com esse crescente de placas do segmento intermediário com mais VRAM, alguns jogos mais antigos chegaram até a lançar pacotes de atualização de texturas para se valerem desses benefícios, como o próprio Shadow of Mordor e Monster Hunter World. Ainda que no caso de Shadow of Mordor o incremento visual seja quase imperceptível, no caso de Monster Hunter World, o pack de texturas faz um excelente uso dos 8GB de VRAM que exige, e a julgar pelos 16 GB combinados de DRAM e VRAM dos consoles da próxima geração, é muito provável que a nova régua para desenvolvimento de jogos parta desse ponto. Os jogadores exclusivamente de PC sempre se beneficiam em termos de acessibilidade pela possibilidade de personalização de gráficos para configurações mais modestas, mas a experiência ótima de jogos nos próximos anos vai, muito provavelmente, exigir que boa parte desses jogadores atualizem ao menos suas GPUs.

Via: Guru3D

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções