Índice do Artigo

AMD

Dell G5 15 SE será o primeiro notebook com SmartShift da AMD

Dell G5 15 SE será o primeiro notebook com SmartShift da AMD
Créditos: AMD

A AMD anunciou a tecnologia SmartShift para melhorar o desempenho de seus notebooks, principalmente em games. Agora, a empresa confirmou que o primeiro dispositivo a receber a tecnologia será o Dell G5 15 SE. Ele é equipado com a CPU Ryzen 9 4900H e uma GPU Radeon RX 5600M. A tecnologia será exclusiva para ele em 2020, mas deve integrar novas linhas de parceiros no próximo ano, 2021.

A confirmação da informação veio por meio do Twitter. Frank Azor, arquiteto-chefe de soluções de jogos da AMD, respondeu a um usuário falando: “É uma tecnologia totalmente nova e, para o crédito da dell, eles foram os primeiros a dar o salto. Expliquei as razões pelas quais, durante minha entrevista com pcworld, Gordonung, BradChacos, não haverá mais laptops SmartShift este ano, mas a equipe está trabalhando duro para ter mais opções o mais rápido possível para 2021.” Você pode conferir a publicação original abaixo.

Na entrevista mencionada por Azor, ele menciona as decisões de algumas empresas esperarem para adicionar a tecnologia em seus dispositivos. Fica a critério de cada parceira adotar, ou não, a tecnologia. A Dell foi a primeira a aceitar a inovação e trazer a tecnologia para o seu dispositivo. Apesar disso, adicionar a SmarShift envolve fazer uma série de mudanças no desenvolvimento dos dispositivos, algo que pode levar tempo.

Há ainda outros fatores para adicionar a novidade, além da vontade de cada empresa parceira. A AMD definiu parâmetros para a adoção da SmartShift, sendo eles:

  • O subsistema elétrico da CPU e dGPU deve ser dimensionado para fornecer cada ASIC com potência de pico;
  • A solução térmica deve ser projetada para gerenciar mudanças repentinas de energia e potência de pico em cada ASIC;
  • Um emparelhamento equilibrado de CPU / dGPU que fornece um aumento significativo quando a mudança acontece;
  • Ser equipado com AMD Navi 10 dGPUs com a série Ryzen 4000. 

O SmartShift é uma tecnologia própria da AMD, que permite que a CPU e a GPU alterem a energia dinamicamente com base na carga de trabalho. Qualquer notebook equipado com essa tecnologia consegue elevar o seu desempenho nos jogos. Isso porque é fornecido mais energia à GPU, aumentando os limites de energia para a CPU.

YouTube video

Segundo os testes realizados pela AMD, os usuários podem esperar um desempenho até 14% melhor em games. Além disso, o desempenho de CPC pode ser até 12% maior com o SmartShift ativado.

É esperado que na CES de 2021 sejam anunciados novos dispositivos com a tecnologia. Os usuários que tiverem interesse em usar a tecnologia em primeira mão tem apenas uma opção em 2020, o Dell G5 15 SE.

Via: WCCFTech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções