Créditos: ASUS

ASUS ROG Strix X570-E ganha update e passa a ter suporte aos processadores Ryzen de 1ª geração

Essa é a primeira placa-mãe com esse chipset a trazer suporte as CPUs Summit Ridge e APUs Raven Ridge

Desde o anúncio da plataforma AM4, a AMD vem tentando ao máximo manter a compatibilidade de todos seus processadores Ryzen com as placas-mãe que estão sendo lançados com esse socket, porém, as fabricantes parceiras estão encontrando dificuldades em oferecer esse suporte, muito por causa do tamanho da memória do chip da BIOS, que não estão dando conta de tantos lançamentos.

Com isso, a empresa da Dr. Lisa Su vem recomendando para suas parceiras em limitarem o suporte de certas linhas de processadores em relação ao chipset que a placa-mãe possuí, sendo assim, oficialmente falando, uma X570 não traz suporte ao Ryzen 5 1600, por exemplo. 

Porém, contrariando essa recomendação da AMD, a ASUS recentemente lançou uma atualização (v.1409) para sua placa-mãe ROG Strix X570-E, que adicionou suporte a todos os processadores da série Summit Ridge (Ryzen de 1ª geração) e APUs Raven Ridge (Athlon).

Com isso, essa é a primeira placa-mãe com o chipset X570 a trazer suporte para todas as quatro gerações de processadores Ryzen, sendo isso possível graças a sua BIOS de 32 MB, que oferece mais espaço para a adição de novos microcódigos e, consequentemente, a possibilidade de dar suporte a uma gama maior de CPUs para seu usuário.

- Continua após a publicidade -

Existem muitas outras placas-mãe com o chipset X570 no mercado que possuem BIOS de 32 MB, ou também com uma combinação de dois chips de 16 MB, porém, apenas esse modelo da ASUS traz esse nível de suporte. Isso também pode ser um indício de que outras fabricantes poderão oferecer o suporte para as primeiras CPUs Ryzen em suas placas X570 no futuro.

Resta saber agora se, quando os futuros processadores Ryzen de 4ª geração (Vermeer) forem lançados no mercado (que deve ocorrer no terceiro trimestre desse ano), se a ASUS manterá mesmo esse nível de suporte ou se terá que "cortar" algumas CPUs dessa lista.

Fonte: HardwareTimes, Tom's Hardware
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.