Créditos: Asus

Asus revela placa PCI-e ThunderboltEX 3-TR para placas-mãe Intel Z490 e H470

Placa de expansão já vem com a Maximus VII Extreme e traz duas portas Thunderbolt 3

A Asus revelou a sua nova placa de expansão no formato PCI-Express, a ThunderboltEX 3-TR, que vem com duas portas Thunderbolt 3 capazes de taxas de transferência de até 40 Gbps. Ela é compatível com placas-mãe que utilizam chipsets das séries Intel Z490 e H470 e já vem inclusa na caixa do modelo Asus Maximus VII Extreme.

Apesar de ser curtinha em termos de comprimento, a nova placa de expansão da Asus é o que se chama de Full-Height – ou seja, tem a altura padrão de um produto com conexão PCI-e. A interface utilizada para a transmissão de dados é a PCI-Express 3.0 x4, enquanto os conectores Thunderbolt 3 utilizam o formato de cabo Tipo-C.

Site oficial: Asus ThunderboltEX 3-TR

A Asus ThunderboltEX 3-TR ainda tem duas portas mini-DisplayPort para adicionar uma passagem até a placa de vídeo para cada uma das suas duas portas Thunderbolt. A caixa do produto já inclui dois cabos de adaptação miniDP para DisplayPort padrão.

- Continua após a publicidade -

A empresa também incluiu um cabo USB 2.0, um cabo para o header TB3 da placa-mãe que seja compatível com o produto. Na parte mais técnica das peças que serão inclusas está o controlador Intel "Titan Ridge" JHL7540, que cuida das duas portas Thunderbolt 3 do produto.


Fonte: Asus

De acordo com o site TechPowerUp, essa placa de expansão exige uma fonte de energia PCI-e de seis pinos. Por enquanto, a lista de compatibilidade traz placas-mãe da Asus com chipset Intel Z490 e H470 que tenham o header TB3.

Com a placa de expansão, você pode utilizar o padrão Thunderbolt 3, o USB 3.1 e até obter carregamento rápido de 36W de potência para dispositivos móveis. A tecnologia promete até quatro vezes as velocidades de transmissão de dados e duas vezes a taxa de largura de transmissão de vídeo do que outros cabos.


Fonte: Asus

- Continua após a publicidade -

De acordo com a Asus, há até a possibilidade de conectar seus dispositivos compatíveis com Thunderbolt em cadeia em apenas uma das entradas. Ou seja, através de dois conectores Thunderbolt 3, é possível ligar até 12 dispositivos de uma só vez.

Para comparar diferentes tecnologias, o USB 3.0 atinge no máximo 5 Gbps de taxas de transferência. O USB 3.1 tem 10 Gbps (o mesmo do Thunderbolt 1), enquanto o Thunderbolt 2 chega a 20 Gbps. Para completar, o Thunderbolt 3 traz 40Gbps de largura de banda.

Via: TechPowerUp
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.