Créditos: HLRS

Agora você pode fazer um tour pelo supercomputador Hawk oferecido pela AMD!

Uma pessoa teria que fazer um cálculo a cada segundo por 31.688.765 anos para se equiparar a ele

A Amd disponibilizou recentemente um tour virtual em 360 graus pelo recém-inaugurado supercomputador "Hawk". Essa supermáquina está no Centro de Computação de Alto Desempenho de Stuttgart (HLRS), da Universidade de Stuttgart, na Alemanha.

O supercomputador "Hawk" está, hoje,  entre os supercomputadores mais rápidos do mundo e o sistema de uso geral mais rápido para computação científica e industrial da Europa. O tour revela a visão interna de toda a estrutura, incluindo links para mais detalhes em alguns pontos do "passeio".

Outra inclusão interessante é a entrevista com o Dr. Bastian Koller, diretor administrativo do HLRS, explicando como o sistema funciona e suas aplicações.

Você pode conferir o tour através deste link.

- Continua após a publicidade -

O supercomputador Hawk conta com 44 racks fornecidos por mais de 5.600 compute nodes, totalizando mais de 720.000 núcleos de computação de processadores Amd EPYC de segunda geração. Ele foi projetado para aprimorar aplicações em energia, clima, mobilidade e saúde, com um desempenho máximo de aproximadamente 26 petaflops (26 quadrilhões de operações de ponto flutuante por segundo).

Para ter uma pequena noção de potência, um ser humano teria que realizar  um cálculo a cada segundo por 31.688.765 anos para se equiparar ao que um sistema de computação petaflop faz em um único segundo.

Via: Fudzilla, Matterport
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.