Índice do Artigo

Hardware

Agora você pode fazer um tour pelo supercomputador Hawk oferecido pela AMD!

Agora você pode fazer um tour pelo supercomputador Hawk oferecido pela AMD!
Créditos: HLRS

A Amd disponibilizou recentemente um tour virtual em 360 graus pelo recém-inaugurado supercomputador “Hawk”. Essa supermáquina está no Centro de Computação de Alto Desempenho de Stuttgart (HLRS), da Universidade de Stuttgart, na Alemanha.

O supercomputador “Hawk” está, hoje,  entre os supercomputadores mais rápidos do mundo e o sistema de uso geral mais rápido para computação científica e industrial da Europa. O tour revela a visão interna de toda a estrutura, incluindo links para mais detalhes em alguns pontos do “passeio”.

Outra inclusão interessante é a entrevista com o Dr. Bastian Koller, diretor administrativo do HLRS, explicando como o sistema funciona e suas aplicações.

Você pode conferir o tour através deste link.

O supercomputador Hawk conta com 44 racks fornecidos por mais de 5.600 compute nodes, totalizando mais de 720.000 núcleos de computação de processadores Amd EPYC de segunda geração. Ele foi projetado para aprimorar aplicações em energia, clima, mobilidade e saúde, com um desempenho máximo de aproximadamente 26 petaflops (26 quadrilhões de operações de ponto flutuante por segundo).

Para ter uma pequena noção de potência, um ser humano teria que realizar  um cálculo a cada segundo por 31.688.765 anos para se equiparar ao que um sistema de computação petaflop faz em um único segundo.

Via: Fudzilla, Matterport

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções