Créditos: Meu Xbox | OnlyGFX

Xbox Mil Grau é banido da Twitch por 14 dias após mobilização da comunidade

Medida é consequência de acusação de racismo e misoginia de streamers do canal

Após a indignação de vários grupos da comunidade gamer nos últimos dias, o perfil Xbox Mil Grau (agora reintitulado XMGrau) está banido da plataforma de streaming Twitch temporariamente. A cadeia de medidas impostas são consequências de acusações de comentários racistas e misóginos (tweets e clipes) publicados pelo streamer e administrador do canal Henrique “XCapim360” Martins.

O banimento imposto vale por 14 dias e, no momento em que esta publicação está sendo produzida, a hashtag #twitchapoiaracista está nos trending topics do Twitter. O grupo é parceiro da plataforma de streaming e realiza transmissões frequentes.

As denúncias sobre o conteúdo racista, sexista e homofóbico do canal que utilizava a marca Xbox para se promover, sem qualquer acordo judicial com a Microsoft, já vem de alguns anos, mas sem resultados até então. O ápice recente, em 31 de maio, foi uma reply do jornalista do kotaku/bloomberg Jason Schreier no Twitter que, posteriormente, solicitou detalhes do acontecido. O caso tomou proporções internacionais, chegando inclusive ao CEO da Xbox, Phill Spencer - a equipe do portal Critical Hits entrou em contato direto com ele por email, explicando a atual situação. Abaixo, você confere a troca de mensagens:

- Continua após a publicidade -

Diversas pessoas cobraram o posicionamento da Xbox nesse meio tempo que, entre os dias 1 e 2 de junho, publicou tweets repudiando as atitudes do antigo Xbox Mil Grau (sem citar o canal de forma explícita) e informando que solicitou a remoção da marca no nome e conteúdo s produzidos. 

Com essa atitude, ainda faltam posicionamentos do Twitter e Youtube. As contas do Xbox Mil Grau no Instagram e Twitch ficaram indisponíveis por um tempo e os nomes de perfil foram alterados. O canal do Youtube permanece ativo e continua usando o nome Xbox, com 173.000 inscritos.

Fonte: Critical Hits, XboxBR, Jason Schreier, StreamerBans
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.