Créditos: Microsoft

AMD acumula 500 milhões de GPUs Radeon enviadas aos lojistas desde 2013

Presença nos consoles, vendas de APUs e sucesso das CPUs Zen são os principais fatores para isso

A fabricante estadunidense AMD alcançou a marca de 500 milhões de GPUs com a marca Radeon enviadas aos lojistas de 2013. A informação vem da firma especializada em análise de mercado Jon Peddie Research, que ainda compartilhou alguns insights sobre o feito.

Segundo a empresa, esse sucesso começou com os acordos que a AMD firmou junto de Sony e Microsoft para fornecer unidades de processamento acelerado (APUs) para os seus consoles de atual geração. Com isso, tanto os processadores quanto as placas de vídeo de Xbox One, PlayStation 4, Xbox One e PlayStation 4 Pro são fabricados pela AMD.

Isso foi fundamental para que a quantidade de GPUs Radeon enviadas aos lojistas entre 2013 e 2019 chegasse a 553 milhões. Apenas em 2013, foram 87 milhões de unidades. Esse número cresceu para 90 milhões em 2014, e continuou estável na faixa de 70 milhões por ano desde então. Em 2019, por exemplo, foram 79 milhões de GPUs Radeon enviadas aos lojistas.


Fonte: JPR

- Continua após a publicidade -

Como explica o relatório da Jon Peddie Research, é interessante notar como o sucesso dos processadores AMD Ryzen (com arquitetura Zen) acabou beneficiando as vendas de placas de vídeo da empresa. Conforme a companhia foi reganhando a confiança dos consumidores no mercado de CPUs, os clientes começaram a olhar mais para as placas de vídeo dedicadas da AMD na hora de montar os seus PCs.

Outro detalhe interessante é que a AMD perde para a Intel quando comparamos apenas os seus números de gráficos integrados – e perde para a Nvidia quando levamos em conta apenas os discretos. Mas, quando comparamos os números totais – contando APUs e consoles – a divisão Radeon está à frente de ambas as suas concorrentes.


Fonte: JPR

A maioria dos envios de GPUs da AMD para lojistas vem na forma de APUs para notebooks, que representam 23% do total. Logo depois está a venda de PlayStation 4 (20%). O terceiro lugar tem um empate entre a venda de GPUs dedicadas para desktop (18%) e das dedicadas para notebook (18% também).

Atrás disso vêm as vendas de APUs para desktop, com 12% do total, logo à frente das vendas de consoles Microsoft Xbox One e Xbox One X (9%). Esses números devem crescer bastante em 2021, já que as GPUs Radeon passarão a aparecer nos smartphones da Samsung.

Via: Jon Peddie
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.