Créditos: AMD

AMD faz doação de clusters de alto desempenho computacional para pesquisas contra COVID-19

Os sistemas doados possuem mais de 7 petaflops de poder computacional

Ontem, dia 01 de Junho, a Advanced Micro Devices (AMD) em parceria com Penguin Computing anunciou que a Universidade de Nova York (NYU), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Universidade Rice serão as primeiras universidades a receberem sistemas de computação de alta performance do fundo AMD HPC (High-performance computing) destinado para pesquisas sobre Coronavírus. Pesquisas selecionadas ao redor do mundo também receberão ajuda via acesso remoto a recursos de supercomputação, para isso a AMD irá contribuir com um sistema baseado na nuvem, equipado com processadores AMD EPYC e AMD Intinct, localizados no site Penguin Computing. Os sistemas em conjunto possuem mais 7 petaflops de poder computacional.

Para esclarecer sobre as doações a CEO da AMD, Lisa Su, explicou melhor em um vídeo postado no canal do Youtube da empresa.

"As universidades usarão a nova capacidade computacional em uma gama de trabalhos relacionados a pandemia, incluindo genomas, desenvolvimento de vacinas, ciência de transmissão e modelação. É esperado que cada um desses sistemas entregue mais de 1 petaflop de performance fornecidos por um processador AMD EPYC e oito AMD Radeon Instinct."

Lisa também comentou sobre as parceiras envolvidas na ação.

- Continua após a publicidade -

"Você já me ouviu fala que a AMD é exatamente sobre alto desempenho e nós queremos fazer a nossa parte acelerando o progresso em pesquisas médicas com essa capacidade computacional. Temos orgulho de trabalhar com ótimos parceiros como Penguin Computing, Mellanox, Gigabyte e outros, para prover sistemas de alta performance para essas universidades. Nós também estamos construindo um cluster OnDemand com Penguin, usando nossas CPUs e GPUs para habilitar uma gama maior de pesquisas que podem acessar esse tipo de computação de maneira remota."

O site da AMD possui uma página exclusiva para explicar as ações que a empresa vem tomando para ajudar no combate contra o COVID-19. Nesta página podemos encontrar informações sobre cada uma das universidades que receberão o apoio.

Universidade de Nova York - "O recursos doados pela AMD serão usados pelos pesquisadores da NYU em uma ampla gama de disciplinas em projetos que buscam entender as muitas facetas da crise do COVID-19, incluindo: descobrimento de possíveis remédios terapêuticos para COVID-19 e futuras mutações do vírus da SARS..." (Russel Caflisch, Diretor do Instituto Courant de Ciências Matemáticas da NYU)

Instituto de Tecnologia de Massachusetts - "Praticamente, quase todo o trabalho envolve computação, e muito disso requer alto desempenho que a AMD generosamente forneceu..." (Daniel Huttenlocher, Diretor da Faculdade de Computação Schwarzman do MIT)

Universidade Rice - "A doação da AMD será realmente transformadora na área computacional da Universidade Rice no COVID-19. Temos os métodos para progredir, mas estudos de sistemas grandes e complexos estão na vanguarda da viabilidade computacional." (Peter Rossky, Diretor da Escola de Ciências Naturais de Wiess)

- Continua após a publicidade -

Confira abaixo o pronunciamento.

Fonte: amd, techpowerup
Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Beatriz Vitoriano Alves de Oliveira

    Beatriz Vitoriano Alves de Oliveira

    Sou a Bia, em poucas palavras: estudante de Economia, curiosa de carreira e nerd de coração. Desde que me conheço por gente leio sobre tudo e gosto muito de debates.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.