Índice do Artigo

AMD

AMD registra patches para GPU 'Sienna Cichlid' que pode ser a Big Navi

AMD registra patches para GPU 'Sienna Cichlid' que pode ser a Big Navi
Créditos: AMD

A AMD acaba de lançar mais de 200 patches do Linux para uma placa de vídeo, chamada pelo codinome Sienna Cichlid. Só é possível saber que esses arquivos são referentes a uma placa de vídeo por causa da descrição. Esses patches foram lançados sem aviso prévio e as especulações dizem que se trata da Big Navi, que está sendo ansiosamente esperada pelos entusiastas de hardware.

Essa é a primeira vez que a AMD menciona uma GPU Sienna Cichlid. Os desenvolvedores precisam liberar esses patches antes do lançamento oficial dos produtos. Portanto, geralmente um codinome é colocado, para ocultar informações oficiais antes do lançamento. Provavelmente é o que aconteceu com essa GPU. 

GPU da AMD. Este conjunto de patches adiciona suporte para ele, incluindo gerenciamento de energia, exibição, kfd, interrupções, gfx, multimídia, etc. Os novos cabeçalhos de registro são realmente grandes, então não tenho os envios para a lista. Você pode visualizar os novos patches, incluindo os cabeçalhos de registro no seguinte ramo git.”
– Alex Deucher, funcionário da AMD que publicou os patches

A descrição dos patches pode ser lida acima. Eles foram publicados por Alex Deucher, um importante funcionário da AMD que trabalha com os softwares para o melhor funcionamento dos hardwares da empresa. 

Os patches do Linux apontam para a utilização de Sienna Cichlid dos mecanismos Video Core Next (VCN) 3.0 e Display Core Next (DCN) 3.0 da AMD. Atualmente, as placas gráficas Navi estão na versão VCN 2.0 e DCN 2.0. Já é esperado que os próximos produtos trouxessem uma atualização, chegando, portanto, na versão 3.0. 

Alguns rumores falam que o GPU Sienna Cichild pode estar usando o silício Navi 21, que é baseado na arquitetura RDNA 2. As únicas confirmações até o momento é que se trata de uma nova GPU da AMD, mais nada foi informado oficialmente pela empresa. 

O site Phoronix informou que Sienna Cichlid só será inserido na mesclagem Linux 5.9, que está sendo prevista para agosto. O esperado é que uma versão estável chegaria até outubro. Essas datas parecem coincidir com o lançamento da Big Navi, que foi prometida pela AMD. 

YouTube video

Via: TweakTown

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções