Créditos: Asus

Asus habilita overclock nas suas placas-mãe Intel B460 e H470

Aumento das frequências será feito através da função Asus Performance Enhancement (APE)

A fabricante taiwanesa Asus habilitou a funcionalidade de overclocking nas suas placas-mãe com chipsets Intel B460 e H470. Com isso, a empresa entra para a lista de companhias que habilitaram a função de maneira não oficializada pela Intel.

Ao invés disso, o aumento de frequência nesses modelos de placa-mãe será feito através do recursos Asus Performance Enhancement (APE). Como explica o site BenchLife, a nova funcionalidade foi disponibilizada através de uma atualização de firmware.

Já segundo o site Tom's Hardware, o Asus Performance Enhancement é uma funcionalidade bastante parecida com o Base Frequency Boost (BFB) da ASRock. Esses recursos passam por cima de limitações pré-definidas para aumentar o Power Level 1 (PL1) dos processadores Intel Core de 10ª Geração (Comet Lake) para um número acima do valor de fábrica da Intel.


Fonte: Asus

- Continua após a publicidade -

Só que essa prática não é comparável com o overclocking BCLK, já que o multiplicador dos processadores continua bloqueado em CPUs que não são da linha K. Usando o APE, um processador da geração Comet Lake manterá velocidades contínuas de clocks mais altas, mas ainda vai rodar dentro dos parâmetros da Intel.

De acordo com o site Tom's Hardware, esse é o motivo que faria a Intel não ter problema com funções como o APE e o BFB. A ASRock chega a ser ainda mais generosa do que a Asus, oferecendo o suporte ao recurso de overclocking até mesmo nos modelos Z390 e B365.


Fonte: Asus

Confira abaixo os modelos e as versões de firmware que vão suportar o APE:
ROG Strix B460-F Gaming (firmware 0808)
ROG Strix B460-G Gaming (firmware 0808)
ROG Strix B460-H Gaming (firmware 0306)
ROG Strix B460-I Gaming (firmware 0306)
ROG Strix H470-I Gaming (firmware 0807)
TUF Gaming B460-Pro (Wi-Fi) (firmware 0808)
TUF Gaming B460-Plus (firmware 0808)
TUF Gaming B460M-Plus (Wi-Fi) (firmware 0306)
TUF Gaming B460M-Plus (firmware 0306)
TUF Gaming H470-Pro (Wi-Fi) (firmware 0807)
TUF Gaming H470-Pro (firmware 0807)

Via: Tom's Hardware, Videocardz
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.