Créditos: nl.hardware

TSMC deve ter produção em massa no processo de 5nm+ no último trimestre de 2020

Rumores indicam que os planos da imensa fabricante não serão afetados pela pandemia

A TSMC continua sua jornada pela dominância do mercado de fabricação de chips e semicondutores. A empresa estaria pronta para começar produção em larga escala de seus nodos da próxima geração, no processo de 5nm+ no fim do ano, segundo relatam fontes do DigiTimes. Ou seja, a informação ainda não foi oficialmente confirmada pela fabricante, mas não vai ser surpresa se acabar se confirmando como verdadeira.

A previsão é para o último trimestre do ano, o que define uma janela um tanto vaga, mas ainda surpreendente. Afinal, seria de se esperar que a quarentena por causa da pandemia do COVID-19 impactaria na capacidade de produção das grandes fabricantes, mas parece que a TSMC não quer atrasar suas entregas. Com clientes imensos em diferentes lados do mercado, como AMD, Nvidia, Huawei e Apple, a fábrica quer garantir sua posição e seguir entregando os produtos em ritmo acelerado.

Com a produção dos componentes em 5nm+ alcançando a marca da fabricação em volume nos últimos três meses de 2020, é esperado que vamos começar a ver os produtos comerciais aproveitando o processo a partir do ano que vem, como já era esperado. Se o rumor se confirmar, então, significa que não vai haver atraso no roadmap das empresas que contratam a TSMC como fabricante de seus componentes.

Mas ainda tem muita coisa pra acontecer antes de chegarmos lá. Bem mais próximo está o lançamento da próxima geração de processadores Ryzen da AMD, por exemplo, que a TSMC vai ter que suprir com componentes em 7nm para as CPUs baseadas em Zen 3 - também conhecido como Vermeer. No lado da Nvidia também temos o processo da TSMC sendo usado na fabricação de suas novas GPUs, as Ampere, que foram recentemente anunciadas no seu formato industrial na forma das placas A100. Enquanto as empresas brigam pelo mercado de consumidores, a TSMC segue velejando em mares tranquilos fabricando os componentes para todas.

Fonte: TechPowerUp
Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.